sábado, 3 de dezembro de 2016

ČZta eléctrica

A Čezeta foi uma scooter fabricada pela marca checa ČZ (Česká Zbrojovka), inicialmente entre 1957 e 1964, durante o período em que a Checoslováquia fez parte do denominado Bloco Soviético (foi o último Estado europeu a passar para o lado soviético da “Cortina de Ferro”).

O curioso design da Čezeta desafiava os standards habitualmente associados a este tipo de veículos, com um longo corpo em forma de torpedo (com 2 metros de comprimento), um banco corrido que depois de levantado revelava um generoso compartimento para bagagem (espaço este habitualmente ocupado pelo depósito de combustível na maioria das scooters), o guarda-lamas da frente fixo à estrutura com o depósito de combustível por cima da roda, um farol na extremidade e uma armação metálica na superfície plana superior para suporte de objectos. 

Esta peculiar configuração deu origem a algumas brincadeiras entre os proprietários da Čezeta, que diziam que a grande exposição do depósito de combustível, juntamente com colocação do farol na sua extremidade, formavam o conjunto ogiva+detonador do “torpedo”! Na verdade, este cocktail potencialmente explosivo não se revelou ser mais propenso a pegar fogo do que qualquer outra scooter, mesmo em colisões graves.

Čezeta 501. Via

O primeiro modelo a ser comercializado foi o Tipo 501, produzido entre 1957 e 1959. Vinha equipado com um motor monocilíndrico a 2T com 175cc, que lhe permitia atingir uma velocidade máxima perto dos 90 km/h, gastando apenas 3,2 litros por cada 100 km percorridos. Mais tarde, em 2013, a produção foi retomada com um modelo elétrico denominado Tipo 506.

Mas foi precisamente a Čezeta 501 (1957) que serviu de inspiração ao designer gráfico russo Stanislav Malyshev para este seu trabalho conceptual, através do qual faz reviver esta icónica scooter. 

Via

Via 

Sem desvirtuar a imagem e as linhas principais da Čezeta 501, Malyshev dotou este veículo clássico de um estilo moderno, transformando-o numa scooter actual e cheia de estilo.

Tratando-se de uma scooter eléctrica, o espaço integrado no guarda-lamas da frente poderá ser utilizado para ligar uma bateria adicional extraível, ou simplesmente para guardar bagagem.

O esquema de cores utilizado garante uma imagem neoclássica para esta ČZta.

Via

Via 

Fonte: Tuvie – Design of the Future

Sem comentários:

Enviar um comentário