sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

50º GP Macau Motociclismo (2016)

Cartaz do 63.º GP de Macau. Via

Inserido na 63.ª edição do Grande Prémio de Macau (onde se destacaram os pilotos portugueses António Félix da Costa e Tiago Monteiro, com vitórias na Fórmula 3 e TCR International Series, respectivamente), o GP de Motociclismo comemorou este ano o seu 50.º aniversário e contou com a presença de um único piloto luso, André Pires, que aos comandos de uma das Bimota BB3 da Bimota UK enfrentou os mais de seis quilómetros do mítico e exigente Circuito da Guia.

André Pires (Bimota BB3 #14). Via

O piloto de Vila Pouca de Aguiar assegurou a 26.ª posição da grelha de partida no final das duas sessões de treinos cronometrados que cumpriu na pista asiática, tendo conseguido uma melhoria de mais de dois segundos da primeira para a segunda sessão, o que se traduziu na subida de uma posição.

André Pires enfrentou assim as 12 voltas da corrida com o principal objectivo de levar a sua moto até à bandeira de xadrez, acabando por conseguir o 19.º lugar final a apenas 0,304 segundos do 18.º, melhorando uma posição em relação ao resultado de 2015 (então com uma Yamaha R1), num fecho de temporada onde esteve também na Ilha de Man, numa clara aposta nas corridas mais importantes do road racing mundial onde é na actualidade o único representante português.

André Pires (Bimota BB3 #14). Via

“(...) Na primeira curva estava em último, deve ser castigo não sei, mas depois consegui um bom ritmo, sempre constante, volta a volta fui ultrapassando até chegar ao 19.°, tenho a certeza que se tivesse mais uma volta conseguia o 18.°, mas já foi uma vitória estar aqui no meio dos mais fortes e acabar a corrida. Isto não é o meu trabalho, é um hobby e por isso estou muito contente pela oportunidade de poder estar aqui presente! (...)”.

Classificação final. Via

Quanto ao triunfo ficou pelo segundo ano consecutivo nas mãos de Peter Hickman após uma contenda bem interessante e com indefinição quanto ao vencedor final. Aos comandos de uma BMW S1000RR o piloto britânico realizou uma corrida muito inteligente. Assistindo de perto à emocionante luta entre Michael Rutter e Martin Jessopp durante grande parte da prova, Hickman soube esperar pelo momento certo para desferir o ataque final e saltou para o comando em definitivo a três voltas do fim, demonstrando toda a sua perícia no traçado da Guia.

No segundo lugar ficou o recordista de vitórias, Michael Rutter. O oito vezes vencedor do GP de Macau esteve bastante tempo na liderança, mas no final teve de se contentar com o segundo posto e prolongou assim um jejum que dura desde 2012. Com este resultado Rutter ofereceu uma dobradinha à Bathams/SMT Racing.

O pódio ficou completo com Martin Jessopp, que assim permitiu à BMW ter três motos nas primeiras três posições. Apesar de ter sido novamente um dos grandes animadores da corrida ainda não foi desta que Jessopp venceu em Macau. Conor Cummins e Horst Saiger fecharam o top cinco.

Pódio 100% BMW e britânico (da esquerda para a direita: Michael Rutter, Peter Hickman e Martin Jessopp). Via

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