Com início marcado para o dia 5 de Janeiro de 2013 na terra dos Incas, a grande
caravana de motas, carros e camiões sairá para a estrada (ou melhor para a
terra) para cumprir a 5.ª edição em solo Sul-Americano da maior e mais
mediática competição de todo-o-terreno do planeta.
Via
Com a
conclusão da prova prevista para o dia 20 de Janeiro, o percurso delineado pela
organização para o Dakar 2013 percorrerá os mesmos três países que foram
atravessados em 2012, embora não pela mesma ordem, ou seja, o Peru (partida de Lima),
a Argentina (descanso em San Miguel de Tucumán) e o Chile (chegada a Santiago),
num total de mais de 8.000 km repartidos por 14 etapas.
Percurso. Via
Etapas. Via
Nas duas
rodas, a representação lusa está muito bem entregue aos bravos pilotos Hélder Rodrigues (Honda CRF450 Rally
n.º 3), com estatuto de chefe-de-fila no regresso da HRC, após ter deixado a Yamaha,
Rúben Faria (KTM 450 Rallye n.º 11),
novamente como “mochileiro” de Cyril Després, o
seu chefe-de-fila na equipa Red Bull KTM, Paulo “Speedy” Gonçalves (Husqvarna TE449
Rally n.º 20), um dos dois chefes-de-fila da equipa italo-germânica Husqvarna
Speed Brain, Pedro Bianchi Prata (Husqvarna
TE449 Rally n.º 44), com a sua equipa Team Bianchi Prata a tentar angariar
apoios, e Mário Patrão (Suzuki RM-Z
450 n.º 103), Penta-Campeão Nacional de Todo-o-Terreno que faz agora a sua
estreia no Dakar.
Apesar da
enorme qualidade de todos estes pilotos, a grande esperança de uma
classificação de topo (leia-se o pódio ou, porque não, a vitória) recai
naturalmente em Hélder Rodrigues, fruto das suas excelentes classificações nas anteriores
edições do Dakar (3.º
lugar em 2012 e 3.º
lugar em 2011) e em provas do “mundial de Todo-o-Terreno”, onde foi Campeão
do Mundo de Ralis TT em 2011.
Ainda em
relação aos portugueses mas agora nas quatro rodas, uma palavra final para a
dupla Carlos Sousa/Miguel Ramalho (Great
Wall n.º 308), que terá como mais-valia a grande experiência do piloto de Almada,
que já vai na sua 14.ª participação no Dakar (com um total de 5 vitorias em
etapas e um 4.º lugar em 2003 como melhor classificação), para obter um bom resultado
final.
Boa sorte
para todos.
Fonte: Dakar
Sem comentários:
Enviar um comentário