segunda-feira, 31 de maio de 2010

IOM TT 2010



A edição de 2010 da corrida de motas mais famosa do mundo, o Tourist Trophy da Ilha de Man (situada entre a Irlanda e a Inglaterra), foi para a estrada no dia 29 de Maio e aí permanecerá até ao dia 11 de Junho, com o primeiro período dedicado aos treinos (até 4 de Junho) e o restante para o principal, as corridas, repartidas entre as classes Superbike TT, Sidecar TT, Supersport TT, Superstock TT, TT Zero e Senior TT.



Esta prova desenrola-se num traçado delineado ao longo das estradas existentes na ilha denominado Circuito de Montanha (Mountain Course), com cerca de 60 km de comprimento e no qual os pilotos não podem cometer nenhum erro, uma vez que não existem zonas de escapatória e os limites do circuito são muitas vezes os duros muros que ladeiam a estrada. Nestas condições e com velocidades médias na ordem dos 200 km/h, o TT pode ser considerado como uma prova “insana”, mas são precisamente estas características que são responsáveis pelo carisma da prova e que funcionam como atractivo para centenas de pilotos e milhares de fãs em todo o mundo.

Para quem não conhece, aqui fica um cheirinho do IOM TT. Os mais radicais podem acompanhar aqui o piloto britânico Guy Martin na volta mais rápida do Senior TT de 2007 (2º lugar final).

Mais de cem anos de história



O primeiro evento ocorreu no dia 28 de Maio de 1907 e foi denominado International Auto-Cycle Tourist Trophy, tendo sido organizado pelo Auto-Cycle Club no circuito pequeno de St. Johns na Ilha de Man. Fez parte do Campeonato do Mundo de Motociclismo organizado pela FIM durante o período de 1949-1976, entes de ser transferido para o Reino Unido por questões de segurança como GP de Inglaterra na época de 1977. O TT da Ilha de Man fez parte do Campeonato TT Formula 1 durante o período de 1977-1990 para preservar o estatuto desportivo da prova. Desde 1989 que esta prova tem sido desenvolvida pelo Departamento de Turismo da ilha como o Festival de TT da Ilha de Man.



Os maiores nomes do desporto motorizado de duas rodas deixaram a sua marca nesta carismática prova, como por exemplo John McGuinness, Mike Hailwood, Steve Hislop, Giacomo Agostini, Phil Read, Geoff Duke, John Surtees, Carl Fogarty, entre muitos outros, dos quais se destaca Joe Dunlop com as suas 26 vitórias entre 1977-2000 e que passou a ser apelidado de “King of the Road”.


Estátua de homenagem a Joe Dunlop na Ilha de Man

Ficou célebre o duelo entre Mike Hailwood e Giacomo Agostini no TT de 1967, considerado por muitos como uma das melhores edições de sempre da prova.

A edição de 2007 foi sem dúvida uma edição histórica com a comemoração do Centenário deste grande evento, com o piloto John McGuinness a destacar-se no plano desportivo aos comandos de uma Honda FireBlade 1000cc.


Rob Barber do Team Agni

Pela primeira vez na história, o ano de 2009 contou com uma corrida reservada às motas com zero emissões de poluentes para a atmosfera, o TTXGP (Time Trial Xtreme Grand Prix), que contou com a participação de 19 equipas divididas entre as classes Pro e Open, tendo saído vitoriosos os pilotos Rob Barber do Team Agni na classe Pro e Chris Heath da Electric Motorsport na classe Open.

A edição de 2010

É com grande expectativa que se aguardam as corridas deste ano, uma vez que as marcas do velho Continente decidiram investir na sua participação na prova e dar luta às habituais marcas Japonesas, com a KTM a efectuar a sua estreia com a RC8 R nas corridas de Superbike, Superstock e Senior TT, a BMW com a S1000 RR semelhante à utilizada pela BMW Motorrad no Mundial de Superbikes e a Ducati com a 1098R do Campeonato Britânico de Superbikes com o piloto Michael Rutter nas corridas Superbike e Senior.

Apenas falta a Aprilia com uma RSV4. Será? Isto promete.

Para não perder nada sobre este evento, consultar o site oficial da prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário