Nos passados dias 10, 11 e 12 de Maio, o Cinema São Jorge foi palco da 8.ª
edição do Lisbon Motorcycle Film Fest (LxMFF),
um evento cultural de renome internacional que celebra a paixão pelas duas
rodas e pelo cinema.
Uma vez mais, foram muitos os entusiastas das duas rodas que marcaram
presença no n.º 175 da Av. da Liberdade, a grande maioria nas suas motos, para assistir,
para além dos filmes, a várias outras iniciativas que dão uma vida muito própria
e única a este festival.
Cartaz do LxMFF 2024. Via
Fugindo um pouco à configuração habitual do programa em relação a
edições anteriores, a grande novidade deste ano foi a pré-estreia do filme de
Hollywood The Bikeriders,
realizado por Jeff Nichols e protagonizado pelos actores Tom Hardy, Jodie Comer
e Austin Butler, entre outros, dando assim o pontapé-de-saída do festival na
noite de sexta-feira, dia 10.
Como era de esperar, registou-se uma grande afluência de público neste
primeiro dia, com largas centenas de motos a encher a Av. da Liberdade. A
diferença para anos anteriores foi notória, com esta enorme enchente a criar um
ambiente um pouco caótico à entrada do Cinema São Jorge, que por sua vez estava
quase a “rebentar pelas costuras” (a fila para entrar chegou a prolongar-se pelo
passeio fora...).
O Cinema São Jorge a “rebentar
pelas costuras” na sexta-feira à noite. Via
A tal ponto de não ter conseguido comprar bilhetes para o filme (lotação
esgotada), com a bilheteira apenas a emitir os desejados ingressos para quem
tinha convite. Correndo o risco de ser injusto, com tanto aparato fiquei com a sensação
que se tratava de uma festa de ante-estreia preparada para uma certa “elite”, pensada
em grande parte para pessoal conhecido “do meio” e convidados.
Contrariamente ao que sucedeu em anos anteriores, a Lisbon Night Ride
(passeio nocturno pelas ruas e avenidas da cidade de Lisboa) decorreria depois no
final dessa noite de sexta-feira em vez do sábado. Assim e como não consegui
assistir à sessão de cinema, resolvi não ficar à espera do passeio by night.
Com tudo isto, acabei por deixar o local um pouco frustrado, confesso.
No domingo, dia 12, já encontrei um ambiente mais de acordo com o que normalmente
ocorre no LxMFF, ou seja, bem mais calmo, tranquilo, sem a grande agitação que
se verificou na sexta-feira.
Com entrada livre, apenas limitada à lotação da sala Manoel de Oliveira,
por volta das 13h00 os fans da velocidade puderam assistir à transmissão em
directo da corrida de MotoGP do GP de França a partir do Circuito de Le Mans, vibrando
e torcendo pelo piloto português Miguel Oliveira.
No interior do São Jorge e como é hábito, os motociclistas tinham o
bengaleiro à disposição para deixar os seus capacetes e blusões, circulando assim
mais à vontade para disfrutar do bonito cenário alusivo à temática do evento
montado no lobby do Cinema, onde se encontravam cinco motos em exposição:
Pelas 15h30 teve início a sessão de Talk
na Sala 2 (entrada livre), apenas com um dos dois colecionadores inicialmente anunciados.
Foi uma conversa interessante e descontraída com Frederico Valsassina sobre a sua colecção
de motos, moderada por Salvador Patrício Gouveia (Jornal dos Clássicos e Museu do
Caramulo). Fruto de uma enorme paixão que desenvolveu desde muito cedo, o conhecido Arquitecto lisboeta, que gosta de colocar
“as mãos na massa” para restaurar as suas máquinas, demonstrou o seu grande
carinho pelas motas inglesas em geral e pela icónica marca Norton em particular.
Logo de seguida, perto das 17h00, teve lugar na Sala 3 (bilhete: 3,00 €)
a sessão de “curtas” do dia, inteiramente dedicada aos portugueses, com a
exibição de cinco filmes: She
Rides (de João Bolina, a opinião e visão de 9 mulheres motociclistas sobre
o mundo das duas rodas), Gears
& Dunes (de Mário Bock, documentário que acompanhou um grupo de
aventureiros numa viagem épica de Portugal a Dakar por paisagens deslumbrantes
dos desertos marroquinos e mauritanos), Um
Hino À Amizade (de Bruno Ribeiro, sobre a amizade que se gera no seio das motos
quando um grupo de pessoas se junta todos os anos para uma aventura), Sinfonia
#45 (de Pedro Bruno Rodrigues, conta como foi a personalização de uma Benelli
900 Sei pela Unik
Edition Motorcycles e que foi considerada a melhor moto do ano de 2023 pelo
site Pipeburn, conhecido
blogue de divulgação do trabalho dos melhores customizadores mundiais) e Two
Wheels & A Crank Camera (de Pedro Bruno Rodrigues, documentário sobre Marina
Cianferoni, motociclista, jornalista e fã de cinema, criadora da editora de
livros La Mala Suerte
Ediciones).
No final e com uma plateia visivelmente satisfeita que esgotou a
capacidade da sala, a organização fez questão de agradecer a todos os que se
deslocaram ao Cinema São Jorge durante o fim-de-semana para assistir à edição de
2024 do LxMFF, contribuindo assim para mais um sucesso desta grande festa do
cinema e das motos. Tempo ainda para destacar a presença de uma espectadora que
percorreu 2.700 km desde Berlin (Alemanha) para vir assistir ao evento lisboeta.
Bravo!
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