segunda-feira, 10 de junho de 2024

VIII Lisbon Motorcycle Film Fest

Nos passados dias 10, 11 e 12 de Maio, o Cinema São Jorge foi palco da 8.ª edição do Lisbon Motorcycle Film Fest (LxMFF), um evento cultural de renome internacional que celebra a paixão pelas duas rodas e pelo cinema.
 
Uma vez mais, foram muitos os entusiastas das duas rodas que marcaram presença no n.º 175 da Av. da Liberdade, a grande maioria nas suas motos, para assistir, para além dos filmes, a várias outras iniciativas que dão uma vida muito própria e única a este festival.
 
Cartaz do LxMFF 2024. Via
 
Fugindo um pouco à configuração habitual do programa em relação a edições anteriores, a grande novidade deste ano foi a pré-estreia do filme de Hollywood The Bikeriders, realizado por Jeff Nichols e protagonizado pelos actores Tom Hardy, Jodie Comer e Austin Butler, entre outros, dando assim o pontapé-de-saída do festival na noite de sexta-feira, dia 10.
 
Como era de esperar, registou-se uma grande afluência de público neste primeiro dia, com largas centenas de motos a encher a Av. da Liberdade. A diferença para anos anteriores foi notória, com esta enorme enchente a criar um ambiente um pouco caótico à entrada do Cinema São Jorge, que por sua vez estava quase a “rebentar pelas costuras” (a fila para entrar chegou a prolongar-se pelo passeio fora...).
 
O Cinema São Jorge a “rebentar pelas costuras” na sexta-feira à noite. Via
 
A tal ponto de não ter conseguido comprar bilhetes para o filme (lotação esgotada), com a bilheteira apenas a emitir os desejados ingressos para quem tinha convite. Correndo o risco de ser injusto, com tanto aparato fiquei com a sensação que se tratava de uma festa de ante-estreia preparada para uma certa “elite”, pensada em grande parte para pessoal conhecido “do meio” e convidados.
 
Contrariamente ao que sucedeu em anos anteriores, a Lisbon Night Ride (passeio nocturno pelas ruas e avenidas da cidade de Lisboa) decorreria depois no final dessa noite de sexta-feira em vez do sábado. Assim e como não consegui assistir à sessão de cinema, resolvi não ficar à espera do passeio by night. Com tudo isto, acabei por deixar o local um pouco frustrado, confesso.
 
No domingo, dia 12, já encontrei um ambiente mais de acordo com o que normalmente ocorre no LxMFF, ou seja, bem mais calmo, tranquilo, sem a grande agitação que se verificou na sexta-feira.
 
O cinema e as motos juntos no LxMFF.
 
Com entrada livre, apenas limitada à lotação da sala Manoel de Oliveira, por volta das 13h00 os fans da velocidade puderam assistir à transmissão em directo da corrida de MotoGP do GP de França a partir do Circuito de Le Mans, vibrando e torcendo pelo piloto português Miguel Oliveira.
 
No interior do São Jorge e como é hábito, os motociclistas tinham o bengaleiro à disposição para deixar os seus capacetes e blusões, circulando assim mais à vontade para disfrutar do bonito cenário alusivo à temática do evento montado no lobby do Cinema, onde se encontravam cinco motos em exposição:
 
BMW CE 02 eParkourer.
   
BMW R12.
 
Moto Guzzi V7 Stone Ten 850.
 
BMW R18 Roctane.
 
Honda CB1000 Hornet.
 
Pelas 15h30 teve início a sessão de Talk na Sala 2 (entrada livre), apenas com um dos dois colecionadores inicialmente anunciados. Foi uma conversa interessante e descontraída com Frederico Valsassina sobre a sua colecção de motos, moderada por Salvador Patrício Gouveia (Jornal dos Clássicos e Museu do Caramulo). Fruto de uma enorme paixão que desenvolveu desde muito cedo, o conhecido Arquitecto lisboeta, que gosta de colocar “as mãos na massa” para restaurar as suas máquinas, demonstrou o seu grande carinho pelas motas inglesas em geral e pela icónica marca Norton em particular.
 
‘Talk’ com Frederico Valsassina sobre a sua colecção de motos.
  
Logo de seguida, perto das 17h00, teve lugar na Sala 3 (bilhete: 3,00 €) a sessão de “curtas” do dia, inteiramente dedicada aos portugueses, com a exibição de cinco filmes: She Rides (de João Bolina, a opinião e visão de 9 mulheres motociclistas sobre o mundo das duas rodas), Gears & Dunes (de Mário Bock, documentário que acompanhou um grupo de aventureiros numa viagem épica de Portugal a Dakar por paisagens deslumbrantes dos desertos marroquinos e mauritanos), Um Hino À Amizade (de Bruno Ribeiro, sobre a amizade que se gera no seio das motos quando um grupo de pessoas se junta todos os anos para uma aventura), Sinfonia #45 (de Pedro Bruno Rodrigues, conta como foi a personalização de uma Benelli 900 Sei pela Unik Edition Motorcycles e que foi considerada a melhor moto do ano de 2023 pelo site Pipeburn, conhecido blogue de divulgação do trabalho dos melhores customizadores mundiais) e Two Wheels & A Crank Camera (de Pedro Bruno Rodrigues, documentário sobre Marina Cianferoni, motociclista, jornalista e fã de cinema, criadora da editora de livros La Mala Suerte Ediciones).
 
Os realizadores das “curtas” nacionais.
  
No final e com uma plateia visivelmente satisfeita que esgotou a capacidade da sala, a organização fez questão de agradecer a todos os que se deslocaram ao Cinema São Jorge durante o fim-de-semana para assistir à edição de 2024 do LxMFF, contribuindo assim para mais um sucesso desta grande festa do cinema e das motos. Tempo ainda para destacar a presença de uma espectadora que percorreu 2.700 km desde Berlin (Alemanha) para vir assistir ao evento lisboeta. Bravo!
 
2.700 km desde Berlin (Alemanha) para assistir ao LxMFF.

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