Relativamente à marca de motos Vincent e ao modelo Rapide, pouco mais há
a acrescentar relativamente ao que foi referido para a Vincent Rapide de 1953, vista
na montra de uma loja lisboeta em Outubro de 2021.
Entretanto e nesta mesma loja apareceu outra moto que, apesar de parecer
“apenas” outra Vincent Rapide, é, no entanto, um modelo bastante especial. Trata-se
de uma Egli-Vincent Godet Café Racer, uma reinvenção da lendária moto britânica,
concebida com mestria pelo especialista francês Godet Motorcycles.
A criação da Egli-Vincent Godet Café Racer teve por base a, já de si magnífica
e exclusiva, Vincent Black Shadow
dos anos '50, com o icónico motor V-twin a 50º de 1.000 cc (pintado de preto) com
55 hp, considerada a melhor moto da sua época em
termos de qualidade e performance, cuja velocidade máxima
ultrapassava os 200 km/h!
Como se isto ainda não fosse suficiente, na segunda metade dos anos ’60 o
piloto suíço Fritz Egli
decidiu efetuar diversas modificações na sua Vincent para a tornar mais competitiva
face à rival Norton Manx (equipada com o seu famoso quadro Featherbed).
A alteração principal incidiu na ciclística, com a criação de um novo quadro
(chassis) tubular, mais rígido, que permitiu a montagem de novas suspensões (forquilha
hidráulica à frente e duplo amortecedor atrás). Nascia assim a icónica Egli-Vincent.
A partir dos anos ’90, o francês Patrick Godet, ex-piloto e grande especialista
no restauro de motos Vincent e na recriação de motos Egli-Vincent, começou a
produzir edições limitadas da Egli-Vincent. Trabalhando de forma minuciosa e artesanal,
a qualidade do seu trabalho foi amplamente reconhecida pelos seus pares, impressionando
o próprio Fritz Egli que lhe concedeu o estatuto de “fabricante oficial” de Egli-Vincent.
Para além dos restauros de motos Vincent e Egli-Vincent, o passo
seguinte da Godet foi a criação de modelos próprios, com base em motores Vincent
e nos quadros Egli. Um destes modelos é a Egli-Vincent
Godet Café Racer, a recriação de uma autêntica Café Racer dos anos ’60, adaptando
as novas tecnologias ao know-how tradicional, sem desvirtuar o conceito
original vintage.
A Café Racer vem equipada com um motor Vincent/Godet V-twin a 50º, de
origem Vincent mas com a cilindrada aumentada para os 1.330 cc, debitando cerca
de 100 hp às 6.000 rpm, suspenso num quadro tipo Egli (tubular em aço niquelado),
assumindo plenamente o seu carácter desportivo.
Das suas características técnicas, destaca-se ainda a alimentação por carburadores
Mikuni 36 mm, a embraiagem do tipo multidisco a seco, a caixa de 5 velocidades,
os travões de tambor magnésio com 4 cames/230 mm na frente e 2 cames/180 mm
atrás, e a forquilha Ceriani GP réplica 35 mm. O arranque é elétrico e o seu peso
é de 180 kg.
Patrick
Godet faleceu em 2018, com 67 anos, mas o seu legado continua bem vivo através
da Godet Motorcycles, um dos maiores especialistas mundiais de motos Vincent e Egli-Vincent.
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