Em plena época de São Martinho, num fim-de-semana cheio de sol e com
temperaturas bastante agradáveis, muito convidativas às actividades ao ar livre,
decorreu de 17 a 19 de Novembro o Monte Gordo Sand
Experience, prova integrada na FIM
Sand Races World Cup, uma competição recentemente criada e gerida pela
Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Com organização a cargo do Automóvel Clube de Portugal (ACP) e da Câmara
Municipal de Vila Real de Santo António, sobre a égide da Federação de
Motociclismo de Portugal (FMP), a ronda portuguesa fechou a época de 2023 da Taça
do Mundo de Corridas em Areia, que teve a primeira prova em França com o famoso
Enduropale du Touquet a 3 de
Fevereiro, ao que se seguiu o Enduro
del Verano realizado na Argentina a 24 de Fevereiro.
Cartaz. Via
O primeiro dia, sexta-feira 17 de Novembro, foi dedicado às verificações
administrativas e técnicas, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo
António. Os dias 18 e 19, sábado e domingo, foram reservados para as corridas,
num circuito de cerca de 5 km construído no areal da Praia de Monte Gordo,
aproveitando a maré baixa para a realização da prova.
Para as corridas de motos e quads que integraram o Monte Gordo Sand
Experience, foram definidas as classes Geral, Júnior, Veterano e Senhora, distribuídas,
em função do regulamento, pelas categorias Moto, Moto Júnior 1, Moto Júnior 2, Moto
Dupla, Vintage, Classic, Vintage Quad, Quad, Quad Junior e Quad Dupla.
Circuito com cerca de 5 km desenhado
no areal da Praia de Monte Gordo. Via
Com o alojamento
previamente reservado numa unidade hoteleira mesmo junto à praia, que
disponibiliza um acesso directo ao passadiço na areia, o dia de sábado foi totalmente
dedicado ao acompanhamento das corridas previstas no programa, bem como das
actividades que a organização colocou à disposição do público em geral, e dos aficionados
das motos e dos desportos motorizados em particular.
A primeira corrida do Monte Gordo Sand Experience revestiu-se de particular
interesse junto dos espectadores, uma vez iria ser a estreia absoluta de uma prova
de motos na areia desta envergadura em Portugal, marcada pela presença de
alguns dos melhores pilotos internacionais e nacionais de enduro, rally raid e
motocross.
A lista de inscritos para esta ronda decisiva da Taça do Mundo FIM de
Corridas na Areia contou com mais de uma centena de pilotos, 76 nas motos (dos
quais 33 portugueses) e 27 nos quads (sendo 9 portugueses). Apesar de estarem a
competir em casa, era espectável que os pilotos nacionais não tivessem a vida
facilitada, face aos mais cotados pilotos estrangeiros.
Assim e nas motos, a luta pelo título seria travada entre o britânico
Todd Kellet (Yamaha YZF450 #1), o líder e vencedor das duas corridas deste troféu
disputadas em França e na Argentina, e o belga Yentel Martens (Honda CRF450R
#60). Do Top 5 da Taça do Mundo regista-se a presença do também belga Daymond
Martens (Honda 450 CRF #2) e do francês Camille Chapeliere (KTM 450 SXF #3). Nas
senhoras, estiveram presentes a francesa Mathilde Denis (Honda 250 CRF #8) e a
belga Amandine Verstappen (Yamaha YZ250F #11).
Largos milhares de espectadores perfilaram-se no imenso passadiço que se
estende ao longo da praia, oferecendo uma posição sobrelevada em relação ao
percurso, ideal para acompanhar o desenrolar das corridas. A espectativa era manifestamente
grande para ver os craques em acção.
Pelas 11h00 teve então início a corrida das motos (1.ª manga), com a
duração de 1h30 para as classes M, MD e MJ2 e de 30/45 minutos para classes
MJ1, CL1 e CL2. O sempre espectacular arranque em linha dos concorrentes, uma das
características da prova, é um dos pontos altos que origina imagens fantásticas,
onde a velocidade pura se sobrepõe à condução mais típica do todo-o-terreno.
Para os mais entusiastas, uma área reservada no areal junto aos limites
do circuito garantia outra proximidade com os concorrentes e suas máquinas. Desta
emocionante perspetiva foi possível assistir com outros olhos à destreza destes
pilotos, verdadeiros guerreiros em luta permanente com as curvas e os regos
cada vez mais pronunciados que o percurso ia apresentando com o desenrolar da
corrida.
A ocorrência de várias quedas, felizmente sem grandes consequências, e algumas
avarias fazem parte das provas disputadas neste tipo de piso. E o Monte Gordo
Sand Experience não foi excepção. Um dos azarados acabou por ser o piloto António
Maio (Yamaha WR450 #29), recentemente coroado com o oitavo título de Campeão
Nacional de Todo-o-terreno e no período final de preparação para mais uma
participação no Rali Dakar, que foi vítima de um problema mecânico na sua moto
durante a 9.ª volta.
A luta pelos lugares cimeiros (e pela classificação da Taça do Mundo) continuava
intensa entre os principais protagonistas, com o belga Yentel Martens a liderar
com algum avanço sobre o britânico Todd Kellet, ainda assim sem mostrar intensões
de abrandar o ritmo demolidor que imprimiu ao longo de toda a corrida. No
final, Yentel Martens conquistava a vitória na 1.ª corrida das motos, com Todd
Kellet e Daymond Martens a completarem o pódio.
Entre os concorrentes lusos, o melhor foi Ricardo Freire (KTM EXC-F 450
#44), que terminou na 11.ª posição, logo seguido de Gonçalo Reis (KTM SXF #34) e
de André Sérgio (Beta RX 300 #28). A vitória entre as senhoras coube à belga
Amandine Verstappen, terminando em 16.º da geral.
Enquanto a organização repunha as condições da pista para a corrida
seguinte, a animação ficou a cargo dos trialistas do Circus Trial Tour, que levou
ao rubro o muito público que se acercou do camião para apreciar bem de perto as
suas fantásticas proezas aos comandos das motos.
Nos quads, a luta pela conquista do troféu prometia ser ainda mais renhida
entre os franceses Michel Trannin (Honda 450 #200) e Pablo Violet (Yamaha Laeger's
450 YZF #201), já que a diferença entre estes dois era bastante curta. No Top
10 desta disciplina encontramos dois pilotos portugueses radicados em França:
Nuno Gonçalves (Yamaha YFZR450 #206) e Paulo Fernandes (Yamaha YFZR #208),
respetivamente 8.º e 10.º da classificação do troféu. Nas senhoras, marcou
presença a francesa Nathanaelle Abgrall (Yamaha YFZR #226).
Às 13h30 foi dado a partida para a 1.ª manga dos quads, com 1h00 de duração,
para as classes Q e QD e QJ. Tal como acontece nas motos, os momentos iniciais
da corrida são verdadeiramente empolgantes, com pilotos e máquinas a lutarem a
alta velocidade pela melhor posição durante a longa recta, até à primeira curva
do circuito.
Os principais protagonistas da corrida acabaram por ser os franceses Pablo
Violet (Yamaha) e Keveen Rochereau (Honda 450 CRF #203), com Violet a marcar o
ritmo na frente do pelotão durante as primeiras 16 voltas, acabando por perder
a liderança à 17.ª volta para Rochereau, numa ponta final marcada pela
dificuldade nas dobragens aos concorrentes mais lentos.
Keveen Rochereau acabaria mesmo por cortar a meta na primeira posição. Pablo
Violet seria o segundo classificado, sendo o pódio fechado pelo belga Oliver Vandendijck
(CRQF Honda #210). Entre os Veteranos, Axel Dutrie (Laeger’s YZ450 #205)
triunfou, ficando à frente de Nuno Gonçalves na classe, que foi o mais rápido
entre os concorrentes nacionais. A francesa Nathanaelle Abgrall (Yamaha) foi a
vencedora entre as senhoras.
Em termos desportivos, o primeiro dia do Monte Gordo Sand Experience
estava concluído. E para terminar a tarde em beleza, nada melhor de disfrutar de
um relaxante pôr-do-sol, numa das esplanadas situadas junto ao passadiço da
praia de Monte Gordo, em boa companhia.
No domingo teriam lugar as segundas mangas das corridas de motos e
quads, que iriam finalmente determinar os vencedores da primeira edição da FIM
Sand Races World Cup (nas motos, Todd Kellett seria novamente o segundo
classificado, resultado suficiente para se tornar no primeiro vencedor da Taça
do Mundo FIM de Corridas na Areia, já nos quads, Pablo Violet terminou em
terceiro, o que não foi suficiente para suplantar o compatriota Michel Trannin na
luta pelo troféu mundial).
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