O recinto
do MX Caramelos na Lagoa da Palha (Pinhal Novo) recebeu no passado dia 12 de
Fevereiro a jornada de abertura da edição de 2023 do X-Trophy, prova novamente integrada
no calendário deste Troféu Nacional promovido pela X-Adventure,
sob a égide da Federação de Motociclismo de
Portugal (FMP), depois da excelente estreia na edição de 2022.
O
X-Trophy é uma competição que se disputada no formato de “Resistência Todo-o-Terreno”,
em que os pilotos dispõem de um tempo máximo (habitualmente 1h30m) para
realizarem o maior número de voltas possível a um circuito que poderá ter até
18 quilómetros de extensão.
É declarado vencedor da corrida aquele piloto que conseguir dar mais voltas à pista no menor tempo possível. Estas provas são disputadas em diversas partes do nosso país, em diferentes tipos de terrenos oferecendo um desafio exigente mas também bastante divertido e acessível a todos os amantes da modalidade, profissionais ou amadores.
É declarado vencedor da corrida aquele piloto que conseguir dar mais voltas à pista no menor tempo possível. Estas provas são disputadas em diversas partes do nosso país, em diferentes tipos de terrenos oferecendo um desafio exigente mas também bastante divertido e acessível a todos os amantes da modalidade, profissionais ou amadores.
A prova do MX Caramelos teve ainda a particularidade de ser a primeira
prova de sempre da mais recente competição promovida pela FMP, o Challenge TT,
um novo formato que comporta diversos tipos de corridas, que nesta prova foi válido
para pilotos federados nas categorias Moto e Quad.
Cartaz. Via
Mais de uma centena e meia de participantes fez a sua inscrição para
poder participar nesta prova de abertura, entre federados e hobby, incluindo um número muito grande
de pilotos experientes e muito rápidos, que habitualmente anima esta e outras
competições. Entre eles encontram-se muitos dos vencedores e melhores
classificados da edição de 2022, bem como vários pilotos do chamado “grupo da
frente” do CNTT.
Mantendo na sua essência a estrutura e pista utilizadas em 2022,
bastante do agrado dos pilotos, a organização realizou algumas correções de
pormenor ao traçado, sobretudo para minimizar possíveis problemas em algumas
zonas, com mais água e lama. A Pista
da Lagoa da Palha manteve assim as suas principais características de
rapidez e segurança, num piso maioritariamente composto por areia e algumas
zonas de terra um pouco mais dura, permitindo ao numeroso público presente
observar bem de perto e em vários pontos diferentes a prestação dos
concorrentes. A entrada foi livre.
Após as corridas das classes de iniciação, nas categorias Moto Iniciados
e Quad Iniciados, que foram para a pista logo ao início da manhã pelas 9h00 e
9h30 respetivamente, o programa prosseguiu com a prova Moto, com partida dada às
11h30m. Esta foi a categoria que contou com mais inscritos, com perto de uma
centena de pilotos das categorias Federados e Hobby, repartidos pelas classes
TT1, TT2, TT-JUNIOR e TT-VET, sendo no entanto o “pelotão hobby” o mais numeroso e recheado, que deu que fazer aos
homens das categorias federadas.
Na categoria TT1, Cláudio Duarte (#8) consegui completar 12 voltas ao
circuito aos comandos da sua Kawasaki KX250F em 1h31m58s vencendo a
corrida. Três minutos depois chegou João Duarte (#15), em Honda CRF250 do
Team Bianchi Prata ficando assim com o segundo lugar da categoria. Em terceiro
ficou outra Kawasaki KX250F, deste vez a de Óscar Duarte (#11) do Team TRDV,
mas já com uma volta de atraso face aos dois da frente.
Entre os TT2 André Sérgio (#14) começou o ano da melhor maneira, levando
a sua Beta 300 2T RR com as cores da equipa Beta Portugal/Moto Espinha ao
primeiro lugar da categoria com 13 voltas realizadas. Arcélio Couto (#18), em
Honda CRF450 do Team Bianchi Prata terminou em segundo, também com 13 voltas
realizadas e a apenas 24 segundos do vencedor. Em terceiro terminou Nuno Palma
(#16), da equipa HV Motos/Moto Clube Loulé, aos comandos de uma Kawasaki 450F mas
com uma volta de atraso para os dois primeiros.
Andamento frenético de André
Sérgio (#14 - Beta 300 2T RR) da classe Federados TT2 a caminho da vitória na
prova.
Quanto aos Hobby, na classe TT1, o mais rápido foi Flávio Neves (#109)
com uma Yamaha YZ250F da equipa Mx Alfarim, o único que conseguiu completar 12
voltas. Em segundo lugar, e já com uma volta de atraso terminou Flávio Carvalho
(#105) em Husqvarna FC250 da Equipa Doctor Malaquias Auto, seguido de Diogo
Timóteo (#108) em Yamaha YZ250F da equipa Tasca “O Sobreiro” que ficou em
terceiro.
Na categoria TT2 Hobby, Nelson Cunha (#106) em Honda CRF450 do Team
Bianchi Prata/Team Montanhão venceu a corrida com 12 voltas realizadas em
1h31m57s. Também com 12 voltas realizadas ficaram segundo e terceiro
classificados. A “correr em casa”, José Pinto (#129) do Team MX Caramelos/DS
Motos, levou a sua Yamaha YZ450 até ao segundo posto, terminando a 4m15s
do vencedor. Com mais 1m16s ficou o terceiro classificado, Luís Cação (#102),
em Yamaha WR450F.
Os pilotos Carlos Monteiro (#142
- KTM EXC450) e Hugo Viola (#116 - Gas Gas EC350) da classe Hobby TT2
“embrulhados” na curva 1.
Nos Juniores, Ricardo Silva (#7) em Yamaha WR250 da equipa LMoto Yamaha
Portalegre foi o vencedor, enquanto Óscar Duarte (#11) em Kawasaki KX250F
venceu entre os veteranos.
Quanto à classificação do Challenge TT, entre os pilotos da classe TT1
venceu Cláudio Duarte, enquanto nos TT2 venceu André Sérgio.
No final de 1h30m de corrida, a classificação final da prova Moto foi a
seguinte:
Federados TT1
1.º – #8 Cláudio Duarte (Kawasaki KX250F) - 12 Voltas (01:31:58.492)
2.º – #15 João Duarte (Honda CRF250, Team Bianchi Prata) – 12 Voltas (01:34:58.505)
3.º – #11 Óscar Duarte (Kawasaki KX250F, TDRV) – 11 Voltas (01:30:38.258)
Federados TT2
1.º – #14 André Sérgio (Beta 300 2T RR, Beta Portugal/Moto Espinha) - 13
Voltas (01:36:06.229)
2.º – #18 Arcélio Couto (Honda CRF450, Team Bianchi Prata) – 13 Voltas (01:36:30.426)
3.º – #16 Nuno Palma (Kawasaki 450F, HV Motos/Moto Clube Loulé) – 12
Voltas (01:30:54.602)
Hobby TT1
1.º – #109 Flávio Neves (Yamaha YZ250F, MX Alfarim) - 12 Voltas (01:35:18.779)
2.º – #105 Flávio Carvalho (Husqvana FC250, Doctor Malaquias Auto) - 11
Voltas (01:32:38.929)
3.º – #108 Diogo Timóteo (Yamaha YZ250F, Tasca “O Sobreiro”) - 11 Voltas
(01:33:38.147)
Hobby TT2
1.º – #106 Nelson Cunha (Honda CRF450, Pedro Bianchi Prata/Team
Montanhão) - 12 Voltas (01:31:57.975)
2.º – #129 José Pinto (Yamaha YZ450, MX Caramelos/DS Motos) - 12 Voltas
(01:36:13.053)
3.º – #102 Luis Cação (Yamaha WR450F) - 12 Voltas (01:37:29.718)
Juniores
1.º – #7 Ricardo Silva (Yamaha WR250, LMoto Yamaha Portalegre) - 10 Voltas
(01:30:39.121)
2.º – #148 Iúri Cassiano (Suzuki RMZ250, Até se entorta) - 10 Voltas (01:38:17.578)
3.º – #13 Fábio Henriques (KTM SX85, Freeky Nice) - 9 Voltas (01:30:15.944)
Veteranos
1.º – #11 Óscar Duarte (Kawasaki KX250F, TDRV) – 11 Voltas (01:30:38.258)
2.º – #120 Nuno Costa (Yamaha 450F) - 11 Voltas (01:37:19.353)
3.º – #107 Bruno Cunha (Yamaha YZ250, Doctor Malaquias Auto) - 10 Voltas
(01:34:30.841)
GERAL
MOTO
1.º – #14
André Sérgio (Beta 300 2T RR, Beta Portugal/Moto Espinha) - 13 Voltas (01:36:06.229)
2.º – #18
Arcélio Couto (Honda CRF450, Team Bianchi Prata) – 13 Voltas (01:36:30.426)
3.º – #16
Nuno Palma (Kawasaki 450F, Hv Motos/Moto Clube Loulé) – 12 Voltas
(01:30:54.602)
O programa de corridas do X-Trophy Pinhal Novo 2023 ficou concluído com
a prova Quad reservada às categorias Elite e Hobby nas classes Q-ELITE, Q1, Q2,
Q-JUNIOR, Q-FEM e Q-VET. No final da tarde realizou-se a cerimónia de entrega
de prémios aos respetivos vencedores das diferentes corridas e classes (todas
as classificações podem ser consultadas aqui).
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