“Abandonai
toda a esperança, vós que entrais!” É com base nesta premissa que
é feita a entrada no Inferno
de Dante, na Divina Comédia. Não,
não é uma forma descrente e derrotista de começar um novo ano, especialmente
quando tudo o que necessitamos nesta fase conturbada é, precisamente, ter
esperança num futuro melhor. Neste caso, corresponde apenas ao nome pela qual
foi designada esta estranha concept bike.
Mas como é que uma moto, que parece ter sido retirada de uma história da
banda desenhada de Flash
Gordon, recebe o nome desta obra clássica da literatura? Segundo o seu
criador, o argentino Patricio
Castelli (um especialista em moldar alumínio para projectos de motos e
automóveis), porque é um caminho sem volta, sem ambivalências, directo e tosco.
Pode gostar-se ou não, mas o conceito não admite nuances. E isso fica claro
logo à primeira vista.
A inspiração para a concepção desta moto veio da iconografia associada à
exploração espacial da ficção científica dos anos 40 e 50 do séc. XX. Uma visão
idílica do futuro, com carros voadores, robôs domésticos e mochilas a jacto, ilustrada
em publicações como a revista Popular Mechanics ou
na série de banda desenhada The
Jetsons, entre outros.
Apesar de uma aparência algo bizarra, esta moto futurista com um toque
de Art Deco é, de facto, totalmente
funcional, embora não para uso em estradas públicas (não tem travão dianteiro,
iluminação, espelhos ou matricula). Como base de trabalho, Patricio Castelli
utilizou uma Zanella ZB 125
de 2006 (scooter fabricada na
Argentina que, por sua vez, é uma espécie de clone da japonesa Honda Biz 125), da qual basicamente
apenas aproveitou o motor e a transmissão automática para este projecto.
Para além de um apurado design
e da qualidade de construção de toda a estrutura, a execução de um trabalho
desta magnitude representou também um grande desafio técnico. Não se tratou
simplesmente de “cobrir” a moto original com folha de alumínio e já está. Patricio
desmontou a Zanella peça por peça para remontar alguns de seus componentes no
seu “chassi-quadro-carenagem-semi-autoportante-aeronáutico”.
Todos os diversos tipos de componentes tiveram que ser realocados, como
o depósito de combustível, a bateria e o sistema elétrico, o pequeno motor
monocilíndrico de 125cc e a transmissão, o sistema de escape, etc. O filtro de
ar foi removido de um carburador Keihin e o escape artesanal atravessa o
interior da fuselagem até à saída oval. Fuselagem? Sim, na verdade está mais
perto de uma fuselagem do que de uma habitual carenagem ou chassis.
Cobrindo de forma (bastante) aerodinâmica todas as partes estruturais de
aço, a “pele” desta jóia é feita de alumínio com 2mm de espessura, meticulosamente
trabalhado a martelo e roda
inglesa. Para o guiador, Patricio trabalhou algumas peças em aço com perfil
de asa, com um aspecto absolutamente limpo e organizado, completando assim as
linhas de uma aeronave supersónica dos anos 1950, finalizado por um elegante
nariz em forma de bala. O acelerador é accionado pelo dedo polegar através de uma
alavanca (como nos ATV) sob a asa direita do guiador.
‘Abandonem toda a esperança’
(2018). Via
Uma das características mais marcantes desta moto é a utilização de um sistema
de direção exótico, composto por uma espécie de monobraço tipo hub-center steering
(como na Yamaha GTS 1000), esteticamente muito bem enquadrado no conjunto, com
uma série de braços ligando o guiador ao braço oscilante frontal unilateral e,
finalmente, ao cubo dianteiro.
‘Abandonem toda a esperança’
(2018). Via
Analisando mais ao pormenor, pequenos detalhes saltam à vista em
diversos locais, tal como a entrada de ar por baixo da fuselagem (fazendo
lembrar um caça North American
P-51 Mustang) para o arrefecimento do motor e uma saída de ar furtiva no
lado direito do braço traseiro. Tudo é personalizado, até os controlos de pé
(em forma de avião) e os discos de alumínio das rodas de 19". A travagem é
assegurada exclusivamente por um pequeno tambor colocado (e dissimulado) na
roda traseira.
Talvez esta odisseia sci-fi não
seja particularmente confortável. Talvez até não seja a moto mais prática do
universo para uso diário. Mas tudo isso é irrelevante quando olhamos para as
suas linhas aerodinamicamente esbeltas e fluidas, com inúmeras soluções
técnicas imaginativas, quase como se de uma obra de arte se tratasse.
Um trabalho soberbo, sem dúvida!
Fontes: BikeExif
e Custom Machines
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