quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Triumph Tiger 800 - Origem

O nome Tiger está intimamente ligado ao já longo historial da marca inglesa Triumph. Foi utilizado em diversas motos fabricadas pela antiga empresa Triumph Engineering (1885-1983), bem como em modelos mais recentes produzidos pela sua sucessora actual, a Triumph Motorcycles (1983-presente). A este nome foram associados os modelos de cariz mais desportivo (numa primeira fase) e aventureiro da Triumph, acabando por se tornar na moto de aventura com a história mais longa do mundo.
 
Triumph Tiger: A moto de aventura com a história mais longa do mundo. Via
 
Tudo começou na segunda metade da década de 1930, com as monocilíndricas Tiger 70 (T70) de 249cc, Tiger 80 (T80) de 349cc e Tiger 90 (T90) de 497cc, desenvolvidas por Edward Turner em 1936 (os números 70, 80 e 90 correspondem à velocidade máxima de cada modelo, em mph). Estas Tiger conquistaram o Maudes Trophy em 1937, dando continuidade ao sucesso obtido pela marca no International Six Days Trial (ISDT) de 1936 e de 1937.
 
Triumph Tiger 70, 80 e 90 conquistam o Maudes Trophy em 1937. Via
 
Ainda sob a batuta de Edward Turner, em 1939 a Triumph apresentou a bicilíndrica Tiger 100 (T100) de 498cc (o número 100 corresponde igualmente à sua velocidade máxima em mph), um modelo mais desportivo desenvolvido com base na nova motorização da Speed Twin. Estes dois modelos conquistaram novamente o Maudes Trophy no ano de 1939.
 
Triumph Speed Twin e Tiger 100 conquistam o Maudes Trophy em 1939. Via
 
A produção da T100 cessou logo em 1940, depois da fábrica de Coventry ter sido destruída por bombardeamentos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, mas retomou em 1946 na fábrica de Meriden e manteve-se até 1973 com diversas variantes. E foi precisamente aos comandos de uma T100P de 1973, baptizada de “Jupiter”, que Ted Simon efectuou uma épica viagem à volta do mundo. A sua aventura de circunavegação teve início nesse mesmo ano de 1973 e durante os quatro anos seguintes, Ted percorreu 78,000 milhas (126.000 km) através de 45 países. As peripécias desta viagem ficaram documentadas nos livros Jupiter's Travels e Riding High, que inspiraram muitos “exploradores de duas rodas” a partirem à descoberta do planeta, entre os quais se encontram os conhecidos actores Ewan McGregor e Charley Boorman que em 2004 realizaram a famosa viagem Long Way Round.
 
A Triumph Tiger 100 “Jupiter” de Ted Simon (Jupiter's Travels). Via
 
A família Tiger foi evoluindo ao longo das décadas seguintes através de modelos como a Tiger T110 (1953-1961), a Tiger Cub (1956-1968), a Tiger Daytona (1967-1974) e a Tiger TR7 (1973-1980). No início da década de 1980 e em resposta ao surgimento da germânica BMW R80G/S, a Triumph desenvolveu a bicilíndrica Tiger Trail, nas versões TR7T de 744cc (1981) e TR65T de 649cc (1982). Uma Tiger TR7T participou no Rallye des Pyrénées em 1981, vencendo a classe principal no final dos dois dias da competição.
 
Triumph Tiger Trail 750cc venceu no Rallye des Pyrénées em 1981. Via
 
Uns anos mais tarde, em 1993, e já através da nova empresa Triumph Motorcycles sediada em Hinckley, o nome Tiger foi reavivado com a criação da tricilíndrica Tiger 900 (T400) de 885cc, traduzindo-se na primeira moto de aventura da era moderna da Triumph. Foi substituída em 1999 pela T709, um novo modelo com uma orientação dual-sport que utilizava uma versão com injeção de combustível do motor de 885cc. Daqui em diante, os motores tricilíndricos com injeção de combustível passaram a fazer parte de todos os modelos da Tiger.
 
Tiger 900 (T400), a primeira Triumph de aventura da era moderna. Via
 
Mantendo as mesmas características associadas à sua antecessora, em 2001 a T709 sofreu algumas alterações (nomeadamente ao nível do motor) e passou a T709EN, designação esta associada à tricilíndrica Tiger 955i de 955cc. Por sua vez e em 2007, foi substituída pela tricilíndrica Tiger 1050 de 1050cc, um modelo mais orientado para uma utilização em estrada, já com ABS.
 
No entanto, a falta de uma trail de média cilindrada na gama Triumph traduzia-se numa falha grave para a marca. Desde que a Tiger 1050 foi apresentada em 2007, muitos esperariam para breve o lançamento de uma Tiger “Cub” equipada com o motor tricilíndrico de 675cc da Street Triple. Entretanto, em meados de 2008, é apresentada a BMW F800GS. A reacção foi inevitável e em 2010 a Triumph surpreendeu ao apresentar uma nova plataforma de motos de aventura equipada com um motor tricilíndrico de 799cc totalmente novo. Nascia assim a Tiger 800.
 
Triumph Tiger 800 (1.ª geração). Via 
 

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