terça-feira, 28 de agosto de 2018

Espanha “caliente” #1/6

Enquanto estava a arrumar a mala (na véspera, como é habitual...) para a viagem de moto que efectuei a Espanha em meados do passado mês de Junho, veio-me à cabeça um artigo que li sobre viajar com sentido prático. “Muita ou pouca bagagem, o fundamental para viajar é a ATITUDE”, escreve a autora.

Ora quem viaja de moto sabe que, para além do enorme prazer que tem em conduzir a sua máquina por estradas e locais aprazíveis, nem sempre as coisas correm exactamente como previsto e por vezes há que superar algumas situações menos agradáveis. E é precisamente aí que a tal “atitude” é necessária para assegurar que o importante continue a ser a viagem, não apenas o destino. 

Vem isto a propósito das condições climatéricas que encontrei durante os 6 dias de viagem pelo tórrido sudoeste espanhol, com o propósito de visitar as cidades de Madrid, Toledo, Córdova, Granada e Ronda em curtos roteiros de um dia. Para tal é necessário efectuar a travessia das comunidades autónomas da Estremadura, Castela-Mancha, Madrid e Andaluzia, o que foi efectivamente cumprido com temperaturas que variaram entre os 35ºC e os 40ºC! Foi realmente necessário ter alguma (muita) “atitude”...

Comunidades autónomas de Espanha. Via 

Dia 1 (15 de Junho) – Aquedutos e o caminho para Toledo

O plano traçado para este primeiro dia de viagem passava por entrar em Espanha pela fronteira do Caia, entre Elvas e Badajoz, seguir pela autovia A-5 até um pouco depois de Talavera de la Reina e sair para a A-40 em direcção a Toledo, mais precisamente para Olías del Rey (a cerca de 10 km da cidade das três culturas), local de pernoita para as visitas a Madrid e Toledo que iria efectuar nos dias seguintes.

Em direcção à zona de Toledo. 

Mas antes de chegar a terras de “nuestros hermanos” foi ainda tempo de conhecer a Gruta do Escoural, no município de Montemor-o-Novo, à qual se acede a partir da Estrada Nacional 2. Esta importante cavidade natural, que é Monumento Nacional desde 1963, é a única em solo nacional que contém gravuras e pinturas rupestres paleolíticas. Uma verdadeira “montra” da pré-história alentejana (a visita custa € 3,00 e só pode efectuada mediante marcação prévia no Centro Interpretativo em Santiago do Escoural).

Gruta do Escoural, Santiago do Escoural (Montemor-o-Novo). 

Prosseguindo pelas pitorescas e rurais estradas M370, CM1079-1 e CM1079, cerca de 15 km depois surge a povoação de Valverde, onde se situa a Quinta do Paço e o Conventinho do Bom Jesus, ocupados atualmente pelo Polo da Mitra da Universidade de Évora. É junto a este convento que se encontra o Aqueduto da Mitra, construído na segunda metade do século XVII para abastecer a casa principal e a capela.

Aqueduto da Mitra, Valverde (Évora). 

Cerca de 2 km depois, a referida estrada CM1079 entronca com a N380 em direção a Évora, cidade que circundei para prosseguir em direcção a Elvas pela N18 e N4, passando pelo Aqueduto da Água de Prata, uma obra de engenharia hidráulica renascentista executada para abastecer a cidade com água, inaugurado no ano de 1537, parte integrante do Centro Histórico de Évora incluído na Lista do Património Mundial da UNESCO e está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Aqueduto da Água de Prata, Évora. 

À entrada de Elvas encontra-se, nada mais nada menos que... outro aqueduto, pois claro! Neste caso trata-se do imponente Aqueduto da Amoreira que, com os seus 8,5 km de extensão, 843 arcos com mais de cinco arcadas e torres que se elevam a 31 metros de altura, é considerado o maior aqueduto da Península Ibérica. Começou a ser construído em 1537 e foi inaugurado em 1620. Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integra o sítio denominado Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações, classificado pela UNESCO como Património Mundial desde 2012. 

Aqueduto da Amoreira, Elvas.

Depois de um reconfortante almoço dentro das Muralhas de Elvas (as maiores fortificações abaluartadas do mundo) e com a temperatura já a atingir valores um tanto ou quanto incomodativos, a viagem prosseguiu sem grande história pela autovia A-5 (sem portagem, como é normal em Espanha) até à saída 76, antes de Maqueda (Toledo), com um reabastecimento a meio perto de Santa Cruz de la Sierra (Cáceres). Daqui até Olías del Rey foi um pulinho, primeiro pela A-40 até à saída 127, seguindo depois pela CM-4003, CM-4006 e uns metros na A-42 (Autovia de Toledo, que assegura uma ligação directa entre Madrid e Toledo) até ao estacionamento do Hostal 82.

Hostal 82, Olías del Rey (Toledo). 

Com reserva antecipadamente assegurada para evitar surpresas desagradáveis, o check-in foi efectuado sem problemas, apesar de uma pequena confusão por parte do funcionário do hostal, prontamente ultrapassada com a exibição do comprovativo da reserva (valeu a pena ter ido prevenido).

Depois de jantar no restaurante em frente ao hostal, curiosamente também com o nome ‘82’ (para além de ‘Molero's’), ainda houve tempo para um pequeno passeio ao centro histórico desta tranquila localidade, com passagem pelo Parque Municipal “Virgen del Rosario” (que inclui a Piscina Municipal) em direcção à Plaza de la Constitución, onde se encontra o Ayuntamiento de Olías del Rey, a Parroquia de San Pedro Apóstol e a Confraternidad Regional de Operarios del Reino de Cristo. 

Parroquia de San Pedro Apóstol, Olías del Rey (Toledo).

Confraternidad Regional de Operarios del Reino de Cristo, Olías del Rey (Toledo). 

Continua... 

Sem comentários:

Enviar um comentário