quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Visto por aí #9

Realmente é uma pena ver certos exemplares de duas rodas praticamente abandonados à sua sorte, quais sem abrigo à mercê das agruras da vida, expostos à intempérie e, muito provavelmente, às “visitas” dos amigos do alheio.
Foi precisamente essa a sensação que tive ao ver esta IMZ-Ural 8.103-40 'Tourist' dos anos 90, estacionada perto do edifício ‘Het Poortgebouw’ no distrito de Kop van Zuid em Roterdão, Holanda:

IMZ-Ural 8.103-40 'Tourist' dos anos 90, vista em Roterdão-Holanda (Agosto de 2016).

Embora a 8.103-40 'Tourist' não seja um modelo assim tão antigo, olhar para esta IMZ-Ural (Irbitskiy Mototsikletniy Zavod, Fábrica de Motociclos de Irbit) é quase como embarcar numa viagem ao passado, já que a sua configuração e características são praticamente as mesmas que foram definidas pelos engenheiros russos quando desenvolveram a Dnepr M-72 para o Exército Vermelho, no início dos anos 40 do século passado, tendo por base a BMW R71 que a Alemanha Nazi tinha fornecido à União Soviética no seguimento da assinatura do Pacto de não-agressão Germano-Soviético de 1939. 

De concepção robusta e fiável, com um peso a seco de 320 kg (sidecar incluído) para uma capacidade máxima de 230 kg, a 'Tourist' é propulsionada por um (antiquado) motor de 2 cilindros boxer a 4T com 649 cc, refrigerado por ar, que debita uma potência de 35 hp às 5.600 rpm e um binário de 45 Nm, não sendo propriamente uma moto rápida. Ainda assim, equipada com uma caixa de 4 velocidades (com marcha atrás) e transmissão final por veio, consegue ultrapassar a barreira dos 100 km/h de velocidade máxima (105 km/h).

Um verdadeiro instantâneo que remonta aos tempos pré Segunda Guerra Mundial.

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