segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Visto por aí #7

Foi num dia de sol bastante intenso (como se nota pela foto) que me deparei com esta MZ ETZ 250 da década de 1980 estacionada numa artéria da cidade de Lisboa, um exemplar pouco visto e com sinais de uma utilização algo intensiva por parte do seu proprietário:

MZ ETZ 250 dos anos 80, vista em Lisboa (Junho de 2016).

A marca MZ nasceu em 1906 (inicialmente sob a designação de DKW) na cidade de Zschopau, uma localidade da antiga República Democrática Alemã (RDA/Alemanha Oriental) que ficou famosa pela sua grande indústria de motos. A designação MZ (Motorenwerke Zschopau – Fábrica de Motores de Zschopau) foi criada em 1956.

Nos anos ‘50, a MZ era líder mundial de motores a dois tempos refrigerados a ar. Os seus modelos mais famosos estavam equipados com este tipo de motores com 125cc, 150cc e 250cc, nas variantes ES, ETS, TS e ETZ. Já durante os anos ‘80, a ETZ (Einzylinder Telegabel Zentralkastenrahmen – Monocilíndrico, Forquilha telescópica e Quadro de trave central com secção rectangular) era o modelo mais comum da MZ. Subdividida nas séries ‘pequena’ e ‘grande’, a primeira utilizava os motores de 125/150 (ETZ 125 - 123cc e ETZ 150 - 143cc) e a segunda os motores de 250/300 (ETZ 250 - 243cc, ETZ 251 - 243cc e ETZ 301 - 291cc).

A MZ ETZ 250 (1981–1989) apresenta um motor com 21 hp de potência às 5500 rpm e uma caixa de 5 velocidades. Com um peso de 152 kg, consegue atingir cerca de 130 km/h de velocidade máxima. Foi o primeiro modelo de estrada da MZ equipado com sistema elétrico de 12 Volt, travão de disco e sistema automático de lubrificação. No ano de 1983, a moto “dois milhões” a sair das linhas de montagem da MZ foi precisamente uma ETZ 250.

Sem comentários:

Enviar um comentário