sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Miguel Praia termina Moto1000GP em 4º

Naquela que foi a sua derradeira corrida de uma longa carreira desportiva, Miguel Praia foi terceiro classificado em Curitiba, a 8.ª e última etapa do campeonato brasileiro de Moto 1000GP de 2015, acabando por obter a quarta posição final pelo segundo ano consecutivo.

Miguel Praia (Honda CBR1000RSP #17 ‘Center Moto Racing Team’). Via

Aos comandos da Honda CBR1000RSP #17 da Center Moto Racing Team, Miguel Praia chegou a Curitiba apostado em discutir o terceiro posto do campeonato e depois do segundo posto na qualificação era com natural expectativa que enfrentava as 18 voltas da decisiva corrida de encerramento da temporada. Mas um furo lento acabou por condicionar o resultado final da prova e do campeonato, com Praia a não conseguir segurar uma posição de pódio após as primeiras cinco voltas, obrigando-o a abandonar primeiro a luta pelo lugar e depois a discussão do degrau mais baixo do pódio. 

“Fizemos um bom arranque de corrida que me permitiu segurar a segunda posição e foi na discussão pelo mesmo que fiquei depois do Lussiana ter passado para a frente e ter conseguido uma ligeira vantagem. Mas na quinta ou sexta volta a moto começou a abanar bastante de traseira devido a um furo lento e comecei naturalmente a perder terreno. Numa primeira fase perdia meio segundo por volta, depois um segundo e no final estava mesmo a rodar quatro segundos acima do normal o que me obrigou mesmo a abdicar da luta pelo pódio e segurar o quarto lugar”.

Após a conclusão da prova o vencedor seria desclassificado e assim Miguel Praia fechou a corrida na terceira posição (16 pontos) – terceiro pódio do ano – descendo no entanto ao quarto posto final do campeonato com menos um ponto que o seu directo rival para a posição.

“Fiquei um pouco triste porque desta forma o terceiro lugar do campeonato fugiu das nossas mãos por apenas um ponto e isto num fim-de-semana em que todos trabalhámos de forma intensa. Mas as corridas são mesmo assim e deixamos Curitiba com a consciência de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para o conseguir”.

Resumo da época (2015): 

1.ª Etapa (Curitiba): 2.º lugar – 20 pontos
2.ª Etapa (Cascavel): 5.º lugar – 11 pontos
3.ª Etapa (Goiânia): 3.º lugar – 16 pontos
4.ª Etapa (Campo Grande): 4.º lugar – 13 pontos
5.ª Etapa (Curitiba): 4.º lugar – 13 pontos
6.ª Etapa (Goiânia): 5.º lugar – 11 pontos
7.ª Etapa (Santa Cruz do Sul): 6.º lugar – 10 pontos
8.ª Etapa (Curitiba): 3.º lugar – 16 pontos

O top 10 do Moto 1000 GP em 2015. Via

No final da prova, que foi igualmente a derradeira da sua longa e bem-sucedida carreira desportiva, o piloto de Albufeira não deixou de recordar estes últimos três anos de presença no Moto 1000GP e tudo aquilo que juntamente com a equipa da Center Moto conseguiu. 

“Terminámos uma longa viagem e estou muito feliz por ter terminado aqui a minha carreira, junto da Center Moto que é uma família também para mim bem como junto de todos os pilotos e equipas deste belo campeonato. Não podia igualmente deixar de agradecer a todos os que sempre acreditaram em mim em todos estes anos e que de uma forma ou outra me ajudaram, desde os patrocinadores até aos amigos e seguidores que sempre me dispensaram uma palavra de carinho e apoio”.

Depois de mais de uma década de presença em campeonatos do mundo como Superbike e Supersport, Nacional, CEV e Moto 1000 GP, Miguel Praia (37 anos) despediu-se assim dos circuitos num “arrumar de capacete” que o levará agora a novas aventuras na competição mas do lado exterior das pistas, como Diretor de Eventos e da Racing School do Autódromo Internacional do Algarve, a tempo inteiro. 

Fontes: Federação de Motociclismo de Portugal e Moto 1000 GP

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