quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

David Bowie RIP

Dois dias depois de celebrar o seu 69.º aniversário e de editar ‘Blackstar’ (o seu 25.º álbum de originais), David Bowie perdeu a batalha que travou durante dezoito meses contra um cancro no fígado.

Via

Nascido em Brixton, Londres, a 8 de Janeiro de 1947, David Bowie (nome artístico de David Robert Jones) foi cantor, compositor, ator, pintor e produtor musical. 

Por vezes referido como “Camaleão do Rock” pela capacidade de sempre renovar sua imagem, foi uma das maiores figuras da música popular das últimas cinco décadas e é considerado um dos músicos mais inovadores e influentes de todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, com destaque para o alter-ego extravagante e andrógino chamado Ziggy Stardust, sustentado pelo sucesso de ‘Starman’ e do aclamado álbum ‘The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars’.

Para além de ser distinguido por uma voz característica e pela profundidade intelectual de sua obra, a sua influência musical e social foi única entre artistas e bandas mais antigas e a nova geração, e, além de ter auxiliado movimentos como a “libertação gay” e a recriação de uma nova juventude independente, introduziu novos modos de se vestir na cena musical e tem uma carreira prestigiada no cinema. 

Em 2002, ficou em 29.º lugar na lista popular “100 Greatest Britons” e já vendeu mais de 136 milhões de álbuns ao longo de sua carreira. Foi premiado no Reino Unido com 9 certificações de álbum de platina, 11 de ouro e 8 de prata, e, nos Estados Unidos, 5 de platina e 7 de ouro. Em 2004, a Rolling Stone colocou-o na 39.ª posição em sua lista dos “100 Maiores Artistas do Rock de Todos os Tempos" e em 23.º lugar na lista dos "Melhores Cantores de Todos os Tempos".

“I don't know where I'm going from here, but I promise it won't be boring”. 

R.I.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário