terça-feira, 10 de novembro de 2015

GP Comunidade Valenciana Moto3 - Miguel Oliveira VENCEDOR

Final inglório para todo o esforço de Miguel Oliveira. O piloto português da Red Bull KTM Ajo terminou da melhor forma a temporada do Mundial Moto3, assegurando uma vitória espetacular no circuito Ricardo Tormo, em Valência, a sua sexta vitória da temporada e vê o título escapar-lhe por apenas 6 pontos!

Tudo porque Danny Kent (Leopard Racing Honda) fez uma corrida “tranquila”, e mantendo-se longe de problemas ou toques com adversários, foi garantindo uma posição entre os 14 primeiros, o que lhe permitia festejar a conquista do campeonato. No final Kent ainda passou por alguns calafrios, mas o 9.º lugar foi suficiente para se sagrar novo campeão de Moto3. 

Via 

Quanto à história da corrida, Miguel Oliveira fez um arranque perfeito da segunda linha da grelha de partida, e logo na primeira curva estava já na frente do pelotão das Moto3, levando perto de si Efren Vazquez (Leopard Racing Honda) e também Jorge Navarro (Estrella Galicia Honda) e ainda Romano Fenati (VR46 Team Sky KTM). O português mostrou-se sempre muito forte no miolo do circuito valenciano, mas a maior velocidade de ponta das Honda em linha reta, fazia com que Vazquez e Navarro fossem sempre incomodando o jovem talento luso. 

Mais atrás Danny Kent iniciava a sua corrida rumo ao título a partir do 18.º lugar. O britânico queria evitar qualquer toque, e foi isso que conseguiu, rodando no meio do pelotão, mas subindo paulatinamente até ao 15.º. Algumas voltas depois Kent estava já em 14.º e, mesmo com Miguel a rodar na liderança, ainda que por vezes alternada com Navarro ou Vazquez, o britânico com os 2 pontos do 14.º lugar tinha já o título nas mãos.

Lá na frente Miguel Oliveira manteve um ritmo bastante elevado ao longo de toda a corrida, e com o passar das voltas o grupo dos 12 primeiros foi-se dividindo em vários pequenos grupos. Kent por sua vez conseguia garantir mais um ponto na sua conta pessoal passando Karel Hanika, piloto checo que, tal como Fabio Quartararo, acabou por cair alguns momentos depois dessa ultrapassagem. 

As voltas foram passando e Danny Kent ia subindo na classificação, até que a cerca de 5 voltas do final instala-se na 11.ª posição, logo atrás do seu companheiro de equipa Hiroki Ono. O japonês tinha ordens da equipa para facilitar a vida a Kent, mas não facilitou, e por momentos deixou o britânico e a equipa de “cabelos em pé” com a pressão que ia fazendo a Kent. 

Na curva final Miguel Oliveira chegou com ligeira vantagem sobre Jorge Navarro, e logo atrás Antonelli falhou a travagem, viu a frente fugir-lhe do controlo e acabou a deslizar no asfalto valenciano, levando consigo Romano Fenati e Efren Vazquez, quando estes se preparavam para atacar o pódio antes da linha de meta. 

Com esta queda de conjunto, e com Miguel Oliveira a vencer na frente de Jorge Navarro e de Jakub Kornfeil, Danny Kent subiu a 9.º e com isso deixou o português a 6 pontos de diferença na classificação final. 

Via 

Kent é assim o novo campeão de Moto3, o primeiro britânico desde Barry Sheene em 1977 a ser campeão do mundo de velocidade. 

Miguel Oliveira está também de parabéns pelas performances que deixaram todos os fãs portugueses agarrados às suas prestações em pista e que nos fizeram sonhar com um título mundial português.

Para a próxima temporada Miguel Oliveira e Danny Kent serão companheiros de equipa na Leopard Racing, mas já na categoria Moto2. 

Campeonato: 1.º Danny Kent (Leopard Racing - Honda), 260 pontos; 2.º Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo - KTM), 254; 3.º Enea Bastianini (Gresini Racing Team Moto3 - Honda), 207; 4.º Romano Fenati (SKY Racing Team VR46 - KTM), 176; 5.º Niccolò Antonelli (Ongetta-Rivacold - Honda), 174; 6.º Brad Binder (Red Bull KTM Ajo - KTM), 159; 7.º Jorge Navarro (Estrella Galicia 0,0 - Honda), 157; 8.º Efren Vazquez (Leopard Racing - Honda), 155; etc. 

Fonte: Motociclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário