sexta-feira, 6 de novembro de 2015

60º Circuito Motorizado de Valpaços

No que respeita às chamadas “corridas de feira” e para além do emblemático GP Senhora Aparecida, a cidade transmontana de Valpaços acolhe anualmente o denominado Circuito Motorizado de Valpaços, também ele inserido nas festas da localidade que, neste caso, são em Honra da N.ª Sr.ª da Saúde.

Foi então nas ruas deste município, terra de afamado Folar, que no dia 5 de Setembro decorreu a 60.ª edição do Circuito Motorizado, com organização a cargo do MotoCruzeiro de Bragança e um programa composto por duas corridas destinadas às pequenas motas a 2T com 50 cm3 e 80 cm3 de cilindrada, respectivamente, num traçado urbano totalmente asfaltado com 1.650 m de comprimento. 

Traçado do circuito urbano de Valpaços (1.650 m). 

Logo pela manhã e como é habitual neste tipo de eventos, a azáfama era grande na zona das boxes (colocadas ao longo da recta da meta), com as equipas a ultimarem as suas máquinas e pilotos para as secções de treinos que se avizinhavam (livres e cronometrados) e que iriam definir as grelhas de partida para as duas corridas do dia.

Equipa Mracing (Honda RS 80cc #13 entre outras).

Equipa composta pela Sachs 50cc #93 de André Magalhães e pela Sachs 50cc #18 de José Teixeira.

Equipa Grupo Andromeda (Metrakit 80cc #31, Honda TZ 80cc #68, Metrakit 50cc #89, entre outras).

Team Yaboss (em primeiro plano a Yaboss 50cc #12). 

Em termos de inscritos, a edição 2015 contou com 42 pilotos nas 50cc e 29 pilotos nas 80cc, maioritariamente de nacionalidade portuguesa, como seria de esperar. No entanto, a presença de pilotos espanhóis em Valpaços conferiu um carácter internacional a esta prova, onde acabaram por ter um grande protagonismo no decorrer das duas corridas. 

Treinos (o habitual colorido das motas e pilotos que participam neste tipo de corridas).

Treinos (em primeiro plano a Yamaha TZ 50cc #34 de Alcides Ribeiro – Team Alcides).

Treinos (em primeiro plano a Sachs 50cc #61 de Sérgio Batista – Racing Batista).

Treinos (em primeiro plano a Derbi 50cc #28 de Emanuel - Team Motomarão).

Corrida de 50 cm3

Depois do almoço e logo a abrir as hostilidades, as máquinas de 50 cm3 alinhavam na grelha de partida à hora estipulada pela organização (14h30m) para a volta de aquecimento.
20 Pilotos, distribuídos pelas 7 linhas da grelha, preparavam-se assim para iniciar a corrida de 15 voltas ao traçado urbano de Valpaços, num total de 24,750 Km.
A pole position foi conquistada por Romeu Leite aos comandos de uma Derbi 50 #36 (A Faria Leite Racing), com um tempo de 1m09,597s à velocidade média de 85 km/h (piloto da Sr.ª Aparecida que também participa no Campeonato Nacional de Velocidade, na categoria de Superstock 600).

Grelha de partida da corrida de 50cc (pole position para Romeu Leite – Derbi 50 #36). 

Em plena aceleração na recta da meta (em primeiro plano a Derbi #62 de Manuel Correia – Valmotos).

Discussão do primeiro lugar entre Romeu Leite (Derbi 50 #36) e Angel Domingues (Yamaha #146).

Após intensa luta pela primeira posição, Romeu Leite (Derbi 50) conquistou o lugar mais alto do pódio e foi o autor da volta mais rápida da corrida com 1m07,471s (à velocidade média de 88 km/h), deixando Angel Domingues (Yamaha #146 – Racing Soares) quase a 4s. Na 3.ª posição acabou Sérgio Vizela (Metrakit #117) a mais de 20s do vencedor. 

Bandeirada de xadrez para Romeu Leite (Derbi 50 #36).

Classificação geral (50 cm3): 1.º Romeu Leite (Derbi 50 #36), 15 voltas em 17m10,756s; 2.º Angel Domingues (Yamaha #146), a 3,942s; 3.º Sérgio Vizela (Metrakit #117), a 23,633s; 4.º Eduardo Mendes (X Pro #75), a 35,630s; 5.º João Marinho (Yamaha TZ #64), a 35,866s; etc.

Pódio da corrida de 50cc: 1.º Lugar – Romeu Leite (Derbi 50); 2.º Lugar – Angel Domingues (Yamaha); 3.º Lugar – Sérgio Vizela (Metrakit).

Corrida de 80 cm3

Pouco passava das 15h30m quando as “mais crescidas” 80 cm3 se apresentaram na grelha de partida para a volta inicial.
Novamente 20 pilotos estavam distribuídos pelas 7 linhas da grelha, prontos para iniciar a corrida de 20 voltas ao circuito, num total de 33,000 Km.
A pole position foi conquistada por Hélder Bessa aos comandos de uma Honda RS #21, com um tempo de 1m03,467s à velocidade média de 93 km/h (outro piloto que igualmente participa no Campeonato Nacional de Velocidade).

Grelha de partida da Corrida de 80cc (pole position para Hélder Bessa – Honda RS #21).

Luta na frente da corrida entre Hélder Bessa (Honda RS #21) e Angel Domingues (Honda RS #13).

Momento do acidente do piloto Adrian Borrás (Metrakit #31) no final da 2.ª volta, que acabou por ditar o seu abandono. Apesar do aparato, não houve interrupção da corrida.

Após a desistência do piloto Hélder Bessa (Honda RS #21), a luta pela vitória passou a ter os mesmos protagonistas da corrida de 50 cm3, agora em posições invertidas. 

Angel Domingues (Honda RS #13) e Romeu Leite (Suzuki #36) passaram a discutir entre si a vitória na corrida.

Mas a corrida acabou mesmo por ser interrompida pela organização no final da 15.ª volta, devido a um novo acidente que implicou a deslocação de meios de socorro para o local.
No final, Angel Domingues (Honda RS #13) conseguiu garantir o 1.º lugar e a volta mais rápida da corrida com 1m02,685s (à velocidade média de 94 km/h), relegando Romeu Leite (Suzuki #36) para a segunda posição a pouco mais de 1s. O lugar mais baixo do pódio foi para João Marinho (Honda RS #64) quase a 1 minuto.

Vitória para Angel Domingues (Honda RS #13) com apenas 15 voltas disputadas. 

Classificação geral (80 cm3): 1.º Angel Domingues (Honda RS #13), 15 voltas em 15m58,548s; 2.º Romeu Leite (Suzuki #36), a 1,410s; 3.º João Marinho (Honda RS #64), a 51,970s; 4.º Eduardo Mendes (X Pro #75), a 1 volta; 5.º Filipe Silva (Yamaha #4), a 1 volta; etc. 

Pódio da corrida de 80cc: 1.º Lugar – Angel Domingues (Honda RS #13); 2.º Lugar – Romeu Leite (Suzuki #36); 3.º Lugar – João Marinho (Honda RS #64).

Um grande dia de corridas em ambiente de festa popular, bem documentado por este pequeno vídeo realizado pelo CanalN Mirandela.

Sem comentários:

Enviar um comentário