sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Black Pearl (Revatu Customs)

Em 2012, o designer industrial Americano Colby Higgins criou uma concept bike em modelação 3D que designou de Train Wreck, um conceito verdadeiramente original de estilo steampunk, que se pode definir como uma fusão entre uma locomotiva a vapor e uma mota.

Train Wreck (Colby Higgins). Via

Curiosamente, no artigo que publiquei à data sobre esta máquina referi que São muitos os pormenores curiosos que a ‘Train Wreck’ ostenta, bastante característicos das máquinas da era da Revolução Industrial, que aplicados desta forma poderiam muito bem dar origem a uma mota perfeitamente viável para a circulação nas nossas estradas”.

Ora qual não foi o meu espanto quando, recentemente, me deparei com esta foto:

Black Pearl (Revatu Customs). Via 

É verdade, o que na altura não passava de um mero exercício de criatividade é actualmente uma mota perfeitamente funcional e pronta a circular em qualquer estrada. Bom, não será assim tão linear... mas já lá vamos.

O criativo holandês René van Tuil (Revatu Customs) colocou mãos à obra e criou a Black Pearl, um modelo “real” inspirado na Train Wreck de Colby Higgins, que tem a particularidade de funcionar mesmo a vapor (não na totalidade, pois para além da caldeira e por questões de segurança, recorre também a um compressor de ar).

Black Pearl (Revatu Customs). Via

Black Pearl (Revatu Customs). Via

Black Pearl (Revatu Customs). Via

A ‘Black Pearl’ foi apresentada na edição de 2014 do evento Bigtwin Bikeshow (Holanda) e, como seria de esperar, causou grande sensação entre os visitantes.

Mantendo-se fiel ao design original, René van Tuil construiu uma mota que não esconde a forte inspiração nas grandes e pesadas locomotivas a vapor do século XIX, imitando o seu funcionamento tanto a nível mecânico como visual. 

Black Pearl (Revatu Customs). Via

No trem traseiro, a transmissão final é efetuada através de uma biela exterior que faz rodar a roda por intermédio de um pivô excêntrico.

Black Pearl (Revatu Customs). Via

Já no trem dianteiro, as semelhanças com uma mota convencional são maiores, uma vez que foi colocada uma suspensão composta por dois conjuntos mola-amortecedor em vez da mola de lâminas existente do desenho original. Foi ainda instalado um pequeno travão de tambor para parar esta “locomoto” (locomotiva+moto).

Black Pearl (Revatu Customs). Via 

A presença de um sino e de um apito a vapor dão um toque final de autenticidade ao conjunto.

Black Pearl (Revatu Customs). Via

Black Pearl (Revatu Customs). Via

Mas o que é realmente interessante em relação à ‘Black Pearl’ é que esta não é apenas uma mota de exposição. E apesar de não serem conhecidas as suas características técnicas, a verdade é que esta steampunk funciona mesmo e a toda a velocidade... de somente cerca de 8 km/h (5 mph), o suficiente para ultrapassar um peão em andamento normal!

Apesar do seu aspecto poderoso, a ‘Black Pearl’ não é certamente a mais rápida das motas. Mas isso não significa que o faça sem estilo, já que em andamento e para aumentar ainda mais o realismo da coisa, o som emitido assemelha-se ao de uma locomotiva a vapor.



Sem comentários:

Enviar um comentário