Em ano de comemoração do 30.º aniversário do Histórico Automóvel Clube de Entre Tejo e Sado
(1984-2014), a XI Automobilia Ibérica da Moita foi mais uma edição de sucesso,
num fim-de-semana cheio de sol e com temperaturas superiores a 20ºC que, por si
só, convidava a um passeio por esta vila da margem esquerda do Estuário do
Tejo.
Via
Sendo este um evento temático para entusiastas de veículos antigos
e clássicos, de duas e quatro rodas, a presença de público em número elevado
(cerca de 14.000 nesta edição) proporcionou uma moldura bastante agradável,
tanto a visitantes como aos 58 expositores presentes e, claro, à respectiva organização
(HACETS).
Esta forte
adesão foi notória durante a tarde de Sábado, com um bom número de motas
estacionadas no exterior do Pavilhão Municipal de Exposições a servir de
cartão-de-visita para quem chegava a este local.
Muitas motas junto ao Pavilhão
Municipal de Exposições da Moita na tarde de Sábado.
Uma impecável BMW R90/6 da
década de 1970.
Esta Norton ES2 (vista no encontro
do MC Pinhal Novo de 2012) repousava à sombra (a idade não perdoa... LOL).
No interior do recinto da Automobilia, com o espaço distribuído pelo pavilhão
principal (com galeria) e pelo pavilhão anexo, a azáfama era grande em redor
das muitas bancas presentes, em busca daquela peça ou acessório específico para
terminar um qualquer restauro em curso, ou ainda de um bom negócio com um
interessante veículo.
Grande azáfama no interior
do pavilhão principal.
Por entre toda a panóplia mecânica exposta, muitos outros artigos
relacionados com a temática dos clássicos podiam ser encontrados nesta feira,
tais como miniaturas, brinquedos, livros, manuais, jornais, revistas, catálogos,
folhetos, etc.
Os clubes e/ou grupos temáticos também não foram esquecidos e um total
de oito fizeram questão de marcar presença, em especial no Pavilhão 2.
Logo junto à porta de acesso ao Pavilhão 1, os visitantes eram brindados
com uma elegante “velhinha” Motobécane no espaço reservado à Associação
Portuguesa do Motociclismo de Época.
Uma “idosa” Motobécane
(vista no Salão
MotorClássico de 2013 na FIL).
Mas existiam outros motivos de interesse que convidavam o público a uma estadia
mais ou menos prolongada de acordo com o objectivo de cada visitante, fosse ele
um coleccionador, um profissional do sector ou simplesmente um entusiasta deste
tipo de veículos de época (nos quais se inclui o autor destas linhas).
Aqui ficam alguns exemplos:
TWN (Triumph Werke Nürnberg)
Contessa 200cc da segunda metade da década de 1950, uma scooter com “sangue
azul”.
Flandria SP 247 50cc de
1972 com 4 velocidades de punho.
Motoconfort (Motobécane) 125
LT 125cc bicilíndrica a 2T da primeira metade da década de 1970.
Invulgar conjunto de punhos
de madeira originais da primeira metade do Séc. XX (€ 50 cada par).
Adler M200 200cc
bicilíndrica a 2T da primeira metade da década de 1950.
Norton Dominator (a anti-Triumph Speed Twin).
Continua...
Sem comentários:
Enviar um comentário