quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

As gloriosas máquinas britânicas

Emitido pelo Canal 4 da televisão estatal britânica BBC ao longo dos últimos anos, a série de documentários intitulada Timeshift tem percorrido diversos aspectos do passado histórico, social e cultural da Grã-Bretanha, funcionando como uma verdadeira janela aberta para outras épocas, através de uma narrativa que permite um olhar nostálgico (mas também crítico) sobre a sociedade de antigamente.

Via 

É inserido neste contexto que aparece Full Throttle: The Glory Days of British Motorbikes (Episódio 1 da Série 13), um documentário com cerca de 1 hora de duração que evoca os dias gloriosos das motas britânicas, explorando a paixão deste povo pelas duas rodas e pela velocidade, assumindo por vezes formas ousadas e até imprudentes de andar de mota, durante uma época em que as suas máquinas foram a inveja do mundo. 

De T.E. Lawrence (o mítico Lawrence da Arábia) nos anos ’20 até aos 'ton-up boys' e rockers nos anos ’50, as motas representaram um estilo muito próprio e um entusiasmo sem paralelo, com os motociclistas britânicos a entregarem a sua paixão por marcas como a Brough Superior, a BSA, a Vincent, a Royal Enfield, a Norton, a Matchless e a Triumph, entre outras.

Mas nem só de emoção e perigo nas estradas se viveu nessa época, pois com o advento da 2.ª Guerra Mundial, as motas desempenharam um papel de grande relevo durante o conflito.
E foram precisamente os excedentes do exército que introduziram em muitos a alegria e a liberdade do motociclismo nos anos ‘50, um período agora considerado como uma idade de ouro, com a obsessão pela velocidade e o estilo de vida rocker a atrair mais do que a sua quota-parte de desaprovação social e conflitos.


Sem comentários:

Enviar um comentário