No
próximo dia 5 de Janeiro sairá para a estrada (ou melhor para a terra) a 36.ª
edição do Dakar (a 6.ª em solo sul-americano), esta grande maratona do
todo-o-terreno que levará novamente a enorme caravana de motas, quads, carros e
camiões a atravessar três países do continente americano: Argentina, Bolívia e
Chile.
Via
Como vem
sendo habitual nos últimos anos, as cores nacionais estarão muito bem
representadas ao nível das motas, renovando-se assim a esperança da tão
aguardada vitória à geral nas duas rodas, num percurso que este ano conta com a
característica inédita de ter itinerários diferenciados para carros e motas.
Percurso. Via
Etapas. Via
A grande
qualidade que os pilotos portugueses têm vindo a demonstrar neste tipo de
provas será mais uma vez testada nas duras pistas de terra sul-americanas. Espera-se
assim que estes verdadeiros heróis façam parte dos protagonistas desta aventura,
com natural destaque para os mais cotados Hélder Rodrigues, Rúben Faria e Paulo
Gonçalves, que seguramente irão dar o seu melhor para garantirem uma boa
classificação final.
Os
participantes lusos no Dakar 2014 são:
Hélder
Rodrigues (Honda CRF450 Rally #7)
Via
Com uma
brilhante carreira a nível nacional e internacional (Campeão
do Mundo de Ralis TT em 2011), Hélder
“Estrelinha” Rodrigues possui um excelente palmarés no Dakar, destacando-se
os dois pódios (terceiro lugar) nas edições de 2011
(1 vitória em etapas) e 2012
(2 vitórias em etapas). Este ano, o piloto de Almargem do Bispo apresenta-se
novamente como um dos mais fortes candidatos à vitória final nas duas rodas, contando
para tal com a renovada Honda CRF450 Rally e com toda a estrutura oficial da HRC
Rally Team.
Rúben Faria (KTM 450 Rally Factory #8)
Via
Finalmente
liberto da sempre ingrata tarefa de ser o “mochileiro” do seu anterior chefe-de-fila
na KTM, o francês Cyril Despres (agora na Yamaha oficial), Rúben Faria
tem este ano uma boa oportunidade como piloto prioritário para conquistar o
lugar mais alto do pódio, depois da brilhante segunda posição obtida em 2013
(o melhor resultado de sempre de um português no Dakar). O piloto algarvio
conduzirá a sua conhecida KTM 450 Rally Factory da equipa oficial Red Bull KTM
Factory Racing.
Paulo
Gonçalves (Honda CRF450 Rally #10)
Via
O ano de
2013 foi certamente um dos melhores de sempre da recheada carreira do combativo
Paulo “Speedy”
Gonçalves (é o que conta com mais títulos
nacionais alcançados no historial da FMP), acabando por se sagrar Campeão
do Mundo de Ralis TT após intensa luta com o piloto espanhol Marc Coma. O pequeno grande piloto de Esposende parte assim motivadíssimo para lutar pelo
pódio deste Dakar, aos comandos de uma Honda CRF450 Rally da equipa oficial HRC
liderada por Hélder Rodrigues.
Mário
Patrão (Suzuki RMZ 450 Rally #36)
Via
A
prestação do talentoso piloto de todo-o-terreno Mário Patrão no Dakar de
2013 foi uma agradável surpresa, acima de tudo por ter conseguido levar uma
Suzuki RMZ 450 Rally criada e desenvolvida “em casa” à 30.ª posição final, naquela
que foi a sua primeira participação na prova. Depois de este ano ter
conquistado o sexto título nacional consecutivo, Patrão partirá da Argentina novamente
aos comandos da Suzuki, com ambição de atingir uma classificação dentro do “Top
20”.
Pedro
Oliveira (Speedbrain 450 Rally #44)
Via
Após dois
abandonos em 2007 e 2009, e um honroso 26.º lugar em 2011, Pedro Oliveira regressa
este ano ao Dakar com vontade de concluir novamente a prova numa boa posição. O
piloto de Vila Nova Gaia conduzirá uma Speedbrain 450 Rally da equipa alemã Speedbrain
Rally Team (com a qual Paulo Gonçalves obteve a 10.ª posição em 2013), que
juntamente com o piloto Jeremias Israel e com o patrocínio da Mapfre formam a
equipa Mapfre Speedbrain Team.
Victor
Oliveira (Husqvarna TE 449 Rally #49)
Via
Este será
finalmente o ano de estreia de Victor
Oliveira na mais dura prova de todo-o-terreno do mundo, depois de ter
ficado impossibilitado de participar na edição do ano passado devido à fratura
dos dois pulsos, na sequência de uma queda a um mês da prova. O piloto de Viana
do Castelo pilotará uma Husqvarna TE 449 Rally da equipa de Bianchi Prata e
terá certamente como missão prioritária conseguir chegar a Valparaíso no dia 18.
Pedro Bianchi
Prata (Husqvarna TE 449 Rally #53)
Via
Depois de
ter terminado na 30.ª posição da geral em três anos consecutivos (2009 a 2011),
Pedro Bianchi Prata não conseguiu
melhorar este resultado nas últimas duas edições, apesar de ter conseguido
concluir todas as seis provas em que participou até à data. O portuense Bianchi
Prata contará assim com toda a sua experiência para levar a já habitual Husqvarna
TE 449 Rally preparada pela sua equipa privada e 100% portuguesa, o Team Bianchi
Prata, até ao Chile num dos 15 primeiros lugares.
Mas a participação
portuguesa neste Dakar 2014 não se esgota nas duas rodas, já que nos automóveis
está garantida a presença das duplas Carlos Sousa/Miguel Ramalho (Haval #306) e
Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Buggy SMG #372).
Uma referência
final para Paulo Fiúza, que participará como copiloto do argentino Orlando
Terranova (Mini ALL4Racing #307), e ainda Filipe Palmeiro como copiloto do
estreante polaco Martin Kaczmarski (Mini ALL4Racing #332).
Boa sorte
para todos.
Fonte: Dakar
Sem comentários:
Enviar um comentário