sexta-feira, 16 de novembro de 2012

GP Comunidade Valenciana Moto3 - Miguel Oliveira cai

Uma queda sem culpa própria estragou o dia a Miguel Oliveira, na última jornada do “Mundial” de Velocidade. O piloto que será companheiro de equipa do português na próxima temporada, Efren Vazquez, falhou uma travagem e embateu em Oliveira quando este seguia no 2.º lugar, ficando assim goradas as perspectivas de subir ao pódio em Valência.


Acidente de Efren Vazquez e Miguel Oliveira. Via

Miguel Oliveira esteve sempre em grande destaque nesta derradeira jornada do Campeonato. Na qualificação obteve o 2.º melhor tempo, e ainda teve o brinde do autor da “pole position” ter de arrancar da linha de boxes, devido a problemas mecânicos.

A corrida de Moto3 disputou-se em piso molhado, com Miguel Oliveira a ocupar o 2.º posto nas primeiras voltas. Depois, chegou a liderar em duas passagens à pista, e a seguir o seu posicionamento foi variando entre os 2.º e 4.º lugares.

O prematuro desenlace aconteceu na décima sexta das 24 voltas a cumprir. Efren Vazquez perdeu o controlo da sua moto, a qual já em queda foi embater lateralmente na máquina do português. Oliveira nada pode fazer para evitar o toque e caiu também, terminando assim uma actuação em que tinha fortes possibilidades de discutir a vitória, ou pelo menos subir ao pódio.

Em consequência, o lusitano baixou um lugar no Campeonato, o qual concluiu no 8.º lugar. Após uma primeira metade de época pouco produtiva – quando coleccionou cinco abandonos e quatro pontuações – Miguel Oliveira esteve bastante consistente na segunda metade, pois terminou sete corridas e só teve este abandono em Valência. Tudo somado, pontuou em onze das 17 corridas disputadas, e sempre no “Top 10”, com duas subidas ao pódio, mercê do 2.º lugar na Austrália e do 3.º na Catalunha.

Via

Campeonato: 1.º Sandro Cortese (KTM) 325 pontos; 2.º Luis Salom (Kalex KTM) 214; 3.º Maverick Viñales (FTR Honda) 207; 4.º Danny Kent (KTM) 154; 5.º Alex Rins (Suter Honda) 141; 5.º Romano Fenati (FTR Honda) 136; 7.º Zulfahmi Khairuddin (KTM) 128; 8.º Miguel Oliveira (Suter Honda) 114; etc.

Entretanto, foi publicamente desvendado o destino de Miguel Oliveira para a próxima temporada: vai integrar a Mahindra, equipa indiana envolvida no “Mundial” no último par de anos, e que estabeleceu uma parceria técnica com a Suter para o desenvolvimento do novo projecto de Moto3 em 2013. “A Mahindra Racing tem um enorme apoio na Índia e agora espero que também o tenha em Portugal”, afirmou Miguel Oliveira. “Quero ajudá-los a atingirem os seus objectivos. Sei que vamos ter desafios pela frente, mas estou confiante e muito animado para 2013”. Oliveira terá como colega de equipa o espanhol Efren Vazquez.

Miguel Oliveira e Efren Vazquez na Mahindra em 2013. Via

Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário