Como
admirador de motas clássicas, confesso que a classe das 125 GP a 2T (que
este ano teve a companhia das mais actuais Moto 3 a 4T) é a que menos me
entusiasma, isto apesar de ser considerada a “classe rainha” do evento, destas
motas terem um andamento verdadeiramente alucinante e de serem decididamente as
mais rápidas neste traçado urbano, como comprovam os tempos obtidos na volta
mais rápida de cada corrida (clássicas 2T - 1:19.619; clássicas 4T - 1:24.827; 125
GP/Moto 3 - 1:11.919).
Muita animação ao longo das
17 voltas.
Guillermo Garcia Mirete (Honda
RS) e Eduardo Callejas Candelas (Honda) num momento de descontração após a
corrida de 125 GP/Moto 3.
No final
da corrida, Sergio Fuertes Fernandez (Aprilia) converteu-se no grande
triunfador do fim-de-semana, juntando à vitória na classe das clássicas 2T a
segunda posição nas pequenas 125 GP/Moto 3. Mas no final das 17 voltas ao
traçado de 1,750 km, a vitória coube ao piloto valenciano Alejandro Martinez
Mas (Honda), que tinha obtido a pole
position, terminando com uma vantagem de 5 segundos face a Sergio Fuertes
Fernandez. Na terceira posição ficou o piloto de Alicante Daniel Saez Tomas (Aprilia),
que aproveitou da melhor maneira uma queda do piloto Aitor Cremades Flores para
ascender ao último lugar do pódio.
Alejandro Martinez Mas
(Honda) celebrando a vitória nas 125 GP/Moto 3 frente a Jose David Espinosa Gonzalez
(17.º lugar com uma Honda).
Daniel Saez Tomas (Aprilia)
dobrando Iker Carrera Fernandez (18.º lugar) na sua caminhada rumo ao 3.º lugar
nas 125 GP/Moto 3.
Resumindo,
esta foi a classificação final (pódio) das três corridas:
Fonte
Antes de
retomar a estrada para a viagem de regresso, ainda foi tempo de comprar uma
t-shirt de recordação numa das bancas existentes e de efectuar uma visita à VIII Feria del Motor de La Bañeza, que
este ano tinha muito poucos exemplares de duas rodas em exposição. Aqui foram
ainda saboreados uns tradicionais bocadillos
de jamón para aconchegar o estômago.
VIII Feria del Motor de La
Bañeza.
O regresso
Quando
chegou a hora de retomar a estrada para a viagem de regresso aqui ao burgo, a
opção foi percorrer alguns quilómetros pela A6 (sem portagens) até à saída para
a estrada da “Rota da Prata” N-630, com uma pequena paragem para uma foto ao
lado do famoso Toro de Osborne (perto de Barcial del Barco), continuando depois
até Zamora. Para a parte final do percurso ficaram as travessias da Albufeira
de Ricobayo, da Barragem de Villalcampo e da Barragem de Miranda do Douro para
entrar em Portugal.
Pequena paragem para uma
foto ao lado do famoso Toro de Osborne (Barcial del Barco).
Uma
palavra final para mais uma excelente organização levada a cabo pelo Moto Clube Bañezano, sob a égide da Federación de Motociclismo de Castilla Y
León, onde o ambiente descontraído e informal que se vive durante todo o fim-de-semana
não pode (nem deve) ser confundido com falta de profissionalismo e saber
acumulado ao longo de 53 anos. É precisamente esta característica que torna o
GP de La Bañeza num evento único. Bem hajam.
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