Estacionada junto às chamadas Avenidas Novas do município de Lisboa, na zona
centro da capital, encontrava-se esta ČZ 250 Sport Type 471 de 1976, um modelo
relativamente raro por cá mas bastante comum nos países de leste, que quase 50
anos depois continua a manter o aspecto de moto robusta e feita para durar com
que foi construída:
A marca ČZ
(Česká Zbrojovka) foi estabelecida em Strakonice, na antiga Checoslováquia, em
setembro de 1919, como uma filial da fábrica de armamento da Škoda. Iniciou a
produção de motos em 1932 e após a Segunda Guerra Mundial uniu-se à rival Jawa.
A ČZ e a Jawa produziram robustas e fiáveis motos monocilíndricas e
bicilíndricas a dois tempos ao longo de várias décadas, tornando-se numa das
maiores empresas de motos da Europa.
Durante os anos ’60 e ’70, a sua produção traduziu-se principalmente em
duas linhas de modelos: as monocilíndricas de 125/175 cc e as bicilíndricas de
250/350 cc. A ČZ 250 Sport Type 471 (1974-1982) é então herdeira desta tradição
de modelos com motores a 2T refrigerados a ar, fabricados neste país da Europa
Central.
No geral, a aparência da ČZ 250 Sport Type 471 é, digamos, robustamente
resistente. O motor é um Jawa bicilíndrico a dois tempos de 246 cc, com um
único carburador Jikov 24 mm, montado num quadro em aço (berço simples). A
refrigeração é a ar e a caixa é de 4 velocidades. Debita uma potência máxima de
17 hp às 5.250 rpm e atinge uma velocidade máxima de cerca de 120 km/h. O sistema
elétrico é (ainda) de 6 V!
Contemporânea de motos como a Ducati Mk III, a Harley-Davidson SS250, a Honda
CB250, a Kawasaki S1, a MZ TS250, a Suzuki GT250 ou a Yamaha RD250, a ČZ 250
Sport Type 471 era essencialmente uma moto utilitária, concebida para
deslocações suburbanas de baixo custo, não conseguindo rivalizar com estes
modelos em termos de agilidade e performance, não obstante a designação “Sport”
do modelo.
Apesar do sucesso da ČZ no continente europeu, reforçado pela glória
alcançada na competição, especialmente no todo-o-terreno, com diversos títulos em
motocross (campeã mundial de 250 cc em 1964, 1965, 1968, 1969 e de 500 cc em
1966, 1967, 1968) e no International Six Day Trials (vitórias em 1947, 1952,
1954, 1956, 1958, 1959, 1962, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1977, 1978 e 1982),
a marca perdeu grande parte do mercado das duas rodas com o aumento de
popularidade das menos onerosas e tecnicamente avançadas motos japonesas dos
anos ’70.
Em 1993, o ramo dos motociclos da ČZ foi comprado pela italiana Cagiva,
que pretendia usar as fábricas checas para fabricar as suas próprias motos, bem
como os novos modelos ČZ e Jawa. O empreendimento fracassou em 1997 devido às
dificuldades financeiras da Cagiva, acabando assim com a produção de motos da
marca ČZ.
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