quinta-feira, 30 de setembro de 2021

14º Treveler's Event 2021

Depois de um ano de ausência devido à pandemia de COVID-19, o Traveler’s Event regressou ao Complexo do Clube Náutico de Avis (Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão) nos dias 3, 4 e 5 de Setembro de 2021 para a realização da sua 14.ª edição.
 
Este evento único, que é uma das maiores referências no panorama nacional das duas rodas, decorre na vila de Avis, no Alto Alentejo, e é organizado pela empresa de equipamentos e acessórios para motociclismo Balgarpir, pelas mãos do incansável Rui Baltazar.
 
Das diversas actividades que se realizam durante os três dias do Traveler’s Event, destacam-se os passeios, as exposições, os workshops e as palestras. Sendo maioritariamente gratuito, a única coisa que é exigida aos seus participantes é o gosto por motos e viagens. 
 
Cartaz. Via
 
Segundo o programa, o dia de sábado era o mais preenchido dos três, começando logo pela manhã com um passeio turístico pelas estradas da região. Cheguei então ao local do evento cerca das 09:30, junto às instalações do clube Motards d’Avis, para efetuar o registo de presença junto da organização (apesar de gratuito, devido às limitações impostas pela COVID-19 foi necessário efectuar previamente uma inscrição online). Aqui também são fornecidos, gratuitamente, tracks dos passeios para serem carregados no GPS. Acabei ainda por adquirir a t-shirt alusiva ao evento (7,50 €).
 
“Porta de entrada” do Traveler’s Event. 
 
Animação junto à sede do clube Motards d’Avis.
 
Após alguma demora na fila dos registos, aproximava-se rapidamente a hora da partida do passeio, agendado para as 10:00. Como os restantes elementos do grupo ainda não tinham chegado e sem saber muito bem onde seria o ponto de encontro para o passeio, tal como alguns outros participantes, lá segui em direcção às Muralhas de Avis onde se encontrava a caravana pronta para arrancar para a estrada.
 
Local de partida para o passeio turístico nas Muralhas de Avis. Via  
 
Trajecto do passeio turístico.
 
Terminado o passeio turístico regressei ao local do evento onde, agora sim já com o grupo reunido, foi tempo de por a conversa em dia na esplanada do restaurante Clube Náutico. Com uma vista privilegiada para a Albufeira do Maranhão e a saborear a gastronomia típica alentejana, neste caso uns secretos grelhados acompanhados de migas, estava criado o ambiente ideal para uns bons momentos de convívio.
 
Zona da restauração. 
 
Um pouco mais ao lado, no local onde se encontravam os stands e expositores das diversas empresas ligadas às duas rodas, os participantes podiam conhecer novos materiais e equipamentos para as suas máquinas, efectuar test drives com motos de várias marcas como a BMW, Yamaha, Honda, Suzuki, Royal Enfield, IMZ-Ural, KTM, Husqvarna e Ducati, ou ainda planear o próximo tour com a ADV Adventure Tours. O meu já está escolhido.
 
Test drives sempre bastante concorridos.
 
Oferta de limpeza exterior e interior do capacete.
 
Os sidecars da IMZ-Ural marcaram a diferença.
 
A meio da tarde decorreram algumas formações e workshops, a cargo da ACM – Academia de Condução Moto (exercícios fundamentais, técnicas de segurança e posturas corretas para melhorar a condução da moto) e de Luís Ferreira da LFSport (partilha e demonstração de algumas das técnicas de condução de maxitrails em off road). Estas acções tiveram lugar no Auditório Municipal/Largo da Câmara e na pista de off road perto do Complexo do Clube Náutico, respectivamente.
 
O convívio e a boa disposição continuavam em alta neste Traveler’s Event. Sempre com as motos e as viagens como pano de fundo. Uma nota para a (tímida) acção presencial do motociclista Ismael Prates Margarido que promovia o seu livro Por Baixo do Asfalto, um relato da viagem que andou a planear durante décadas e o levou a atravessar a América pela lendária estrada Route 66.
 
Convívio e boa disposição são uma constante no Traveler’s Event.  
 
Com o final do dia chegava também a altura de ir pensando em “carregar as baterias”. Até porque a noite prometia ser longa. Durante a pausa para o jantar, enquanto saboreava um hamburger de uma das roulottes de comida rápida localizada perto da Praia Fluvial do Clube Náutico, aproveitei para espreitar este espaço de lazer em versão by night. Um belo cenário, sem dúvida.
 
Praia Fluvial do Clube Náutico de Avis em versão nocturna. 
 
Por volta das 21:30 e quando alguns dos participantes ainda tomavam a sua refeição, tinha início um dos pontos altos do evento, i.e., a sessão dedicada aos relatos das aventuras realizadas pelos motociclistas que têm nas duas rodas o seu modo privilegiado de viajar e conhecer o mundo.
 
Sob um magnífico céu estrelado, num amplo espaço organizado de raiz, com o devido distanciamento imposto pela COVID-19, Rui Baltazar começou por efectuar uma breve ligação online com o jovem André Sousa (Ride That Monkey) para lhe entregar simbolicamente a verba angariada durante o evento. Uma pequena ajuda para a concretização do resto da viagem à volta do mundo na pequena Honda Monkey 125cc.
 
Seguiu-se a divulgação das aventuras de João Sousa (João Around The World) por diversos locais do mundo, nas quais conjuga as viagens de moto com a paixão pela fotografia e as causas humanitárias (SIM – Solidariedade Internacional a Moçambique).
 
Por último a aguardada apresentação da grandiosa viagem de António Rosado (OUT OFF The Box) desde o Alaska até à Terra do Fogo. Com um currículo motociclistico de respeito, em 2019 embarcou numa valente aventura de quase seis meses e 55.000 km. Enviou a mota para o Canadá, onde iniciou a viagem que o conduziu ao Alaska e dali mais ou menos em zig-zag, continente americano abaixo até ao “fim do mundo” (Baía Lapataia, EN3), estradas e lugares como o caminho dos Yungas, também conhecida como estrada da Morte, Salar de Uyuni, Cañon del Pato, Punta Olimpica, Deserto do Atacama, Ruta 40, Carretera Austral, Serra do Rio do Rastro, Pantanal, Missões várias por toda a América do Sul, inúmeros parques, praias, montanhas, desertos cidades lugarejos, gentes, tribos, etc.
 
António Rosado apresentou a sua viagem de 2019/2020 do Alaska até à Terra do Fogo.
 
Embrenhado em todos estes relatos inspiradores que aguçam a curiosidade e a vontade de partir à descoberta do mundo em cima de duas rodas, o tempo passou quase sem dar por ele e de repente era já quase meia-noite. Mas a organização tinha reservado uma surpresa para os resistentes, brindando-os com um animado fogo-de-artifício de despedida. Pedir mais era difícil.
 
Como não ia ficar alojado nas instalações do Parque de Campismo, retomei as (agora escuras) estradas da região de regresso a casa, com vontade de voltar para o ano na 15.ª edição do Traveler’s Event.

Sem comentários:

Enviar um comentário