quinta-feira, 4 de maio de 2017

Harley-Davidson - A primeira fábrica

Numa época de grandes mudanças a nível tecnológico e social como foi a viragem para o século XX, William Harley, Arthur Davidson e Walter Davidson decidiram arriscar tudo para criarem e estabelecerem a sua empresa de construção de motas em Milwaukee, Wisconsin.

No ano de 1903, Harley e os Davidsons concluem a sua bicicleta motorizada experimental. Com o know-how adquirido, uns meses mais tarde terminam o protótipo do que viria a ser a primeira verdadeira Harley-Davidson, a “Model 1”. 

O original. Via 

Foi num modesto barracão em madeira com cerca de 3 x 4,5 m (10 x 15 ft), com a inscrição “HARLEY DAVIDSON MOTOR CO.” grosseiramente gravada na porta de entrada, que Bill, Art e Walt conceberam e construíram estas motos. Esta foi a primeira fábrica da Harley-Davidson.

O modelo. Via

É precisamente uma réplica em papel desta primeira fábrica da H-D que aqui se reproduz, desenvolvida pelo modelista brasileiro Mauther/Papermau com base numa ideia original do seu amigo norte-americano Don Weeks.

O modelo. Via 

Para enquadrar o modelo e para além do cenário de fundo, Mauther escolheu uma foto supostamente tirada nesse período com William Harley e Arthur Davidson aos comandos de duas das primeiras H-D.
Na realidade, nem os fotografados são os fundadores da Harley-Davidson (são apenas dois felizes proprietários de duas “Model 10C” adquiridas em 1914 num distribuidor da marca em Wanamingo, Minnesota), nem a foto é do período da primeira fábrica (foi tirada precisamente em 1914, numa altura em que a Harley-Davidson já laborava numa nova fábrica em Chestnut St., mais tarde alterada para Juneau Avenue, desde 1906).

O modelo – Peças. Via

Imprecisões à parte e voltando ao modelo da primeira fábrica H-D, basta efetuar o download dos planos, imprimir as diversas peças num papel rijo tipo cartolina (menos as motos...), pegar numa tesoura, num tubo de cola e colocar mãos à obra.

Download: 1906`s.Harley.Davidson`s.First.Factory.Paper.Model.by.Don.Weeks.Download.Now! 

Fontes: Papermau e Harley-Davidson

Sem comentários:

Enviar um comentário