Após a
conquista do “Mundial” de SBK deste ano, o piloto italiano Massimiliano “Max” Biaggi, actualmente
com 41 anos de idade, anunciou o final da sua brilhante carreira desportiva ao
mais alto nível nas duas rodas, numa conferência de imprensa realizada no
passado dia 7 de Novembro no circuito onde tudo começou, Vallelunga.
Amado por
muitos e odiado por outros tantos, o “Imperador Romano” foi Campeão do Mundo
por 6 vezes (4 em 250cc e 2 em SBK). Biaggi fica também conhecido pelo seu feitio
algo complicado, que originou algumas relações conflituosas com a imprensa, com
equipas técnicas e com outros pilotos, sendo talvez a mais famosa, a sua
rivalidade com o piloto Valentino Rossi.
A despedida de Max Biaggi. Via
Enquanto
jovem, o sonho de Max Biaggi era ser jogador de futebol da AS Roma. Contudo, em
1988 apaixonou-se pelas motos quando um amigo o convidou a correr no circuito
local de Vallelunga, onde os seus dotes naturais vieram à tona conforme foi
progredindo na Produção Sport italiana (campeão em 1990 na categoria de sub-21 com
a Aprilia AF1 125cc), Campeonato de Itália de 125cc e Campeonato da Europa de
250cc (Aprilia), que venceu em 1991.
Mundial de 250cc com a
Aprilia RS 250 (1992). Via
Já com 20
anos de idade, participa nesse mesmo ano em provas do Campeonato do Mundo de
250cc com a Aprilia RS, onde alinha em 4 corridas. Um ano mais tarde vence pela
primeira vez (na África do Sul), terminando a temporada em 5º. De 1992 a 1997,
Biaggi somou 33 poles, 29 vitórias e foi coroado Campeão do Mundo por 4 vezes consecutivas, em 1994 (Aprilia), 1995
(Aprilia), 1996 (Aprilia) e 1997 (Honda).
Com Barry Sheene (1994). Via
Mundial de 250cc com a
Aprilia RS 250 (1995). Via
Em 1998 dá
o salto para a classe rainha da velocidade com a Honda NSR 500cc, terminando em
segundo (logo atrás de Mick Doohan) no seu ano de estreia. Durante as três épocas
seguintes, agora com a Yamaha YZR 500cc, terminou sempre dentro dos quatro
primeiros lugares e somou mais 15 poles e 8 vitórias. No ano de 2002 as
“velhas” 500cc a 2T cedem o lugar às mais “ecológicas” MotoGP a 4T, mantendo-se
Biaggi na Yamaha com a YZR-M1 no ano de estreia (4 poles e 2 vitórias) para
ingressar novamente na Honda com a RC211V até 2005, somando mais 4 poles e 3
vitórias.
Mundial de 500cc com a
Yamaha YZR 500 (1999). Via
Mundial de MotoGP com a
Honda RC211V (2005). Via
Depois de
8 temporadas na classe rainha do motociclismo de velocidade e apesar de ter
sido Vice-campeão por três vezes (1998, 2001 e 2002), Max Biaggi nunca
conseguiu reclamar a tão desejada coroa de Campeão do Mundo, facto este que ainda
se tornou mais notório face aos 7 títulos conquistados pelo seu grande rival Valentino
Rossi, repartidos entre 500cc (2001) e MotoGP (2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e
2009).
Max Biaggi versus Valentino
Rossi (2002) – As aparências iludem... Via
Max Biaggi versus Valentino
Rossi (2004). Via
No final
da temporada de 2005 Max Biaggi deixa o Mundial de Velocidade e aponta baterias
para o competitivo Mundial de Superbikes, tentado chegar a acordo com a equipa
Alstare Suzuki para 2006, o que não foi conseguido, acabando por ter que passar
por um ano sabático.
O ano de 2007
marca o regresso de “Il Corsaro” à competição, precisamente no Mundial de
Superbikes e com a equipa Alstare Suzuki. Nessa temporada de estreia em SBK, o
italiano terminou em 3º no campeonato, conquistando 3 vitórias num total de 17
pódios. Em 2008 e aos comandos de uma Ducati 1098RS da equipa Sterilgarda / Go
Eleven, Biaggi não conseguiu melhor que o 7º posto final, acabando por obter 7
pódios mas sem nenhuma vitória.
Mundial de Superbikes com a
Suzuki GSX 1000-R (2007). Via
Mundial de Superbikes com a
Ducati 1098RS (2008). Via
Até que
chegamos a 2009, ano em que a Aprilia anuncia o regresso ao Mundial de Superbikes
e, Max Biaggi foi o escolhido pela marca de Noale para liderar a equipa. Nessa
temporada de estreia com a Aprilia RSV4 Factory, Biaggi terminou o ano em 4º na
classificação de pilotos (com 9 pódios e 1 vitória), mantendo-se como principal
piloto da equipa na temporada seguinte. Em 2010 e com Aprilia Alitalia, os
tifosi vibraram com os bons resultados e performances convincentes por parte do
já veterano piloto romano, que conquistou o 1º título de SBK (2 poles, 14 pódios e 10 vitórias), renovando com
a marca italiana por mais dois anos, até final de 2012, ano em que conquista o
seu 2º título de SBK somando 1 pole,
11 pódios e 5 vitórias.
Mundial de Superbikes com a
Aprilia RSV4 Factory (2010). Via
Mundial de Superbikes com a
Aprilia RSV4 Factory (2012). Via
A longa
carreira de “Mad Max” deixa alguns registos importantes: foi o único piloto a
vencer na primeira corrida em que participou no Mundial de Velocidade na
categoria 500cc e também na sua primeira corrida no Mundial de Superbikes. Além
disso, foi o primeiro e único piloto italiano a sagrar-se campeão de SBK. Para
além de Troy Bayliss em 2008, Max Biaggi é o outro único piloto a decidir
retirar-se como campeão em SBK.
Mundial
de Velocidade
Via
Via
Mundial
de Superbikes
Via
Max Biaggi – Um grande Campeão.
Via
Fontes: Motociclismo,
MotoGP e World SBK
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