Via
No mundo
das duas rodas a expressão café racer
está normalmente associada às motas clássicas inglesas dos anos 50 e 60 do século
passado, com motores bicilíndricos paralelos, devidamente “aligeiradas” em
termos de peso e “tonificadas” em termos de potência, aproveitando muitas vezes
o que de melhor existia à data relativamente a quadros e motores das diversas
marcas (as famosas Triton, TriBSA ou Norvin, por exemplo).
Via
Mas tal
como um bom vinho, poder-se-á dizer que o estilo café racer foi amadurecendo ao longo dos anos, acompanhando também
a evolução natural das motas, e está verdadeiramente na moda, fundindo-se
muitas vezes com outros estilos em torno da chamada kustom kulture (bobber, tracker, scrambler, brat, etc.), conquistando
cada vez mais adeptos das motas minimalistas e esteticamente de mecânica limpa.
Via
Estas
considerações vêm a propósito da Yamaha Virago XV750 Café Racer, magistralmente
concebida por Greg Hageman da Doc's Chops para
a segunda temporada da série Café Racer
TV do Discovery Channel, configurando um dos (poucos) exemplos de sucesso
de transformação de uma base (neste caso japonesa) com um motor v-twin que à partida
seria mais apropriada para uma cruiser
tal como é a Virago 750cc de 1982, numa bela café racer de aspecto moderno e musculado.
Yamaha Virago XV750 (1982).
Via
Em traços
gerais, esta é a relação do que foi aplicado pela Doc's Chops na Yamaha Virago
XV750 Café Racer:
Quadro: De série
Sub-quadro: Fabricado
Motor: V-twin 750cc
Alimentação: Carburadores Dynojet
(filtros K&N)
Braço oscilante: De série
Mola traseira: Showa
Clip-Ons: Tarozzi
Assento: Moto Lanna (Yamaha SR 500)
Depósito: Benelli Original NOS
Rear Sets: Tarozzi
Radiador: De série
Roda traseira (tamanho): 15 x 3”
Roda dianteira (tamanho): 18 x 3”
Pneu traseiro: Bridgestone Spitfire
140/90-15
Pneu dianteiro: Bridgestone Spitfire
120/90-18
Escape: Jardine
Pintura: Kenny Chains
Via
Via
Como
curiosidade, refira-se o facto de Greg Hageman ter concebido posteriormente a Yamaha Virago XV920 Café Racer
(a pedido de um cliente), onde a principal alteração em termos mecânicos relativamente
à Virago 750 Café Racer foi a inclusão de um motor v-twin de 920cc de uma
Virago XV920 de 1982, com o sistema de escape composto por duas ponteiras SuperTrapp,
uma de cada lado da mota.
Via
Aqui
ficam algumas imagens de um teste dinâmico efectuado à Yamaha Virago XV750 Café
Racer:
Sendo eu
um adepto dos motores em ‘V’ (ou não tivesse uma VFR), na minha modesta opinião
esta é a mais interessante café racer
construída em torno de num motor v-twin.
Fontes: Return of the Café Racers e Bike Exif
Sem comentários:
Enviar um comentário