sábado, 27 de outubro de 2012

Yamaha Virago XV750 Café Racer

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No mundo das duas rodas a expressão café racer está normalmente associada às motas clássicas inglesas dos anos 50 e 60 do século passado, com motores bicilíndricos paralelos, devidamente “aligeiradas” em termos de peso e “tonificadas” em termos de potência, aproveitando muitas vezes o que de melhor existia à data relativamente a quadros e motores das diversas marcas (as famosas Triton, TriBSA ou Norvin, por exemplo).

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Mas tal como um bom vinho, poder-se-á dizer que o estilo café racer foi amadurecendo ao longo dos anos, acompanhando também a evolução natural das motas, e está verdadeiramente na moda, fundindo-se muitas vezes com outros estilos em torno da chamada kustom kulture (bobber, tracker, scrambler, brat, etc.), conquistando cada vez mais adeptos das motas minimalistas e esteticamente de mecânica limpa. 


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Estas considerações vêm a propósito da Yamaha Virago XV750 Café Racer, magistralmente concebida por Greg Hageman da Doc's Chops para a segunda temporada da série Café Racer TV do Discovery Channel, configurando um dos (poucos) exemplos de sucesso de transformação de uma base (neste caso japonesa) com um motor v-twin que à partida seria mais apropriada para uma cruiser tal como é a Virago 750cc de 1982, numa bela café racer de aspecto moderno e musculado.

Yamaha Virago XV750 (1982). Via 

Em traços gerais, esta é a relação do que foi aplicado pela Doc's Chops na Yamaha Virago XV750 Café Racer:

Quadro: De série
Sub-quadro: Fabricado
Motor: V-twin 750cc 
Alimentação: Carburadores Dynojet (filtros K&N)
Braço oscilante: De série 
Mola traseira: Showa
Clip-Ons: Tarozzi 
Assento: Moto Lanna (Yamaha SR 500)
Depósito: Benelli Original NOS 
Rear Sets: Tarozzi
Radiador: De série 
Roda traseira (tamanho): 15 x 3”
Roda dianteira (tamanho): 18 x 3” 
Pneu traseiro: Bridgestone Spitfire 140/90-15
Pneu dianteiro: Bridgestone Spitfire 120/90-18 
Escape: Jardine
Pintura: Kenny Chains 


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Como curiosidade, refira-se o facto de Greg Hageman ter concebido posteriormente a Yamaha Virago XV920 Café Racer (a pedido de um cliente), onde a principal alteração em termos mecânicos relativamente à Virago 750 Café Racer foi a inclusão de um motor v-twin de 920cc de uma Virago XV920 de 1982, com o sistema de escape composto por duas ponteiras SuperTrapp, uma de cada lado da mota.

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Aqui ficam algumas imagens de um teste dinâmico efectuado à Yamaha Virago XV750 Café Racer: 



Sendo eu um adepto dos motores em ‘V’ (ou não tivesse uma VFR), na minha modesta opinião esta é a mais interessante café racer construída em torno de num motor v-twin. 

Fontes: Return of the Café Racers e Bike Exif

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