segunda-feira, 12 de março de 2012

A grande evasão

No início da década 80 do século XX, mais concretamente em 1982, a empresa Sinclair Research Ltd. lançou no reino Unido aquele que viria a revolucionar o mercado dos computadores pessoais para uso doméstico, o mítico ZX Spectrum.

Quatro anos depois, em 1986, é publicado pela Ocean o jogo The Great Escape, da autoria da Denton Designs, onde, através de um ambiente em perspectiva isométrica 2.5D, o jogador controla um prisioneiro de guerra encerrado num campo fortemente guardado algures no Norte da Alemanha em 1942, com o objectivo de escapar deste local.


Via

Mas a que propósito vem esta referência a um jogo que aparentemente nada tem a ver com o mundo das motas, pensarão muitos de vocês. E à primeira vista terão toda a razão... ou será que não? Este simples mas interessante jogo foi inspirado no clássico filme A Grande Evasão (‘The Great Escape’ no original), realizado por John Sturges no ano de 1963, que conta com um elenco de luxo onde se destacam os actores Steve McQueen, James Garner, Richard Attenborough, Charles Bronson, James Coburn, entre muitos outros.


Via

Baseado numa história real ocorrida na Segunda Guerra Mundial (contada no livro homónimo de Paul Brickhill), este extraordinário filme narra a evasão de um grupo de prisioneiros de guerra aliados do campo alemão onde se encontravam encarcerados, através de um elaborado túnel construído pelos próprios durante o tempo em que permaneceram neste local.

Mas para os amantes das duas rodas, o filme ficou marcado pela emblemática cena da fuga do personagem interpretado por Steve “King of Cool” McQueen, o Capitão Virgil Hilts, que aos comandos de uma Triumph TR6 Trophy 650cc (disfarçada de mota do exército alemão) e após uma intensa perseguição, tenta saltar uma vedação de arame farpado na fronteira com a neutral Suíça.


Via

Segundo o guião original, a fuga do Capitão Virgil Hilts seria de comboio, mas como grande motociclista que era, Steve McQueen sugeriu ao realizador John Sturges que a fuga fosse antes efectuada através de uma mota, acabando ele próprio por conduzi-la durante toda a cena, com excepção do salto por imposição da seguradora da produção, que acabou por ser executado pelo duplo Bud Ekins.

Aqui fica toda a cena que se tornou num verdadeiro clássico dos filmes com motas:



Fontes: IMDB e Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário