segunda-feira, 21 de março de 2011

GP Qatar 125cc - Miguel Oliveira no 10º lugar



Partindo da 12ª posição da grelha para o seu primeiro Grande Prémio, e num circuito, o de Losail, no Qatar, que lhe era estranho, Miguel Oliveira terminou a sua primeira prova entre a elite do Mundial num excelente 10º lugar final.

A partida, a estrear nas 125 cc o formato de três motos por linha, fazendo com que o português saísse da 4ª fila, Não correu da melhor maneira a Miguel Oliveira, perdendo duas posições, que, no entanto, foram recuperadas logo após a primeira volta.

Na frente, Nicolas Terol, que até aí tinha sido o mais rápido em todas as sessões de treinos (livres, qualificação e warm-up), mostrou que continuava numa classe à parte, e foi cavando um grande fosso para os seus perseguidores, um grupo inicialmente constituído por Cortese, Faubel e Vasquez, a que se juntariam depois Gadea e Folger.

Depois vinha um segundo grupo com Zarco, Salom, Viñales e Moncayo. Atrás, Miguel Oliveira rodava isolado no 11º lugar, a ganhar distância para o 12º mas sem conseguir chegar-se aos da frente. No entanto, também não perdia tempo, e fazia voltas ao nível desse grupo que lutava pelo 7º posto.

A cerca de três voltas do final, no entanto, Hector Faubel tem um problema mecânico na sua Aprilia que o faz afundar-se na qualificação, com Miguel Oliveira a passar assim para o 10º posto, uma posição a todos os títulos excelente para a sua estreia absoluta, não conseguindo ser o melhor “rookie” por Maverick Viñales esteve também muito bem, e foi 9º colocado.

Para o português, apesar de fazer um balanço positivo, diz ter sido “uma pena porque fiz uma má partida. Nos treinos tinha feito várias simulações de partida e correram todas bem, mas não foi o caso agora. Recuperei algumas posições nas primeiras voltas, mas fiquei algo longe do grupo em que estava o Alberto, o Viñales, o Zarco e o Salom, e não os consegui apanhar. Fiquei sozinho, e quando isso acontece é muito difícil impor um bom ritmo. De todas as formas, estou contente porque rodei nos mesmos tempos que esse grupo, e creio que sou capaz de lutar por posições mais altas. Foi a minha primeira corrida e estou muito contente, agora há que trabalhar para a próxima, em Jerez, onde espero fazer uma melhor partida e desempenhar um grande papel.”

Nico Terol venceu com 7,7 segundos de avanço sobre Sandro Cortese (chegou a ter o dobro), e Sergio Gadea arrancou a ferros o último lugar do pódio, seguido de Efren Vasquez, Jonas Folger, Johan Zarco, Alberto Moncayo, Luis Salom, Viñales e Oliveira.

Com o adiamento do G.P. do Japão para Outubro, a próxima ronda é o G.P. de Espanha em Jerez, de 1 a 3 de Abril.



Fonte: Motociclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário