terça-feira, 1 de março de 2016

Visto por aí #4

Foi durante a apresentação do 18.º Lés-a-Lés que me deparei com esta BMW R75/7 do final dos anos 70 (provavelmente de 1978) estacionada junto ao Grande Hotel de Luso, devidamente equipada e pronta para enfrentar os (muitos) quilómetros desta grande maratona mototurística em solo nacional, sem se deixar intimidar pelas grandes aventureiras maxitrail presentes:

BMW R75/7 do final dos anos 70, vista no Luso (Janeiro de 2016).

A sétima (e última) série da R75 foi lançada no Outono de 1976, denotando uma forte inspiração nos modelos de maior cilindrada da marca bávara, com destaque para o depósito de combustível com 24 litros de capacidade e o guarda-lamas frontal (R90S), bem como as tampas das cabeças dos cilindros redesenhadas. 

O motor é um bicilíndrico “boxer” a 4T arrefecido por ar, com 745,3 cc (45.46 cu in) de cilindrada, uma potência máxima de 50 hp (37 kw) às 6.200 rpm e um binário máximo de 58,8 Nm (43.4 lbf ft) às 5.000 rpm.

Oferecendo o melhor compromisso entre potência e economia, a R75/7 disponibiliza uma excelente performance e uma posição de condução muito confortável, nitidamente direccionada para uma vertente mais turística, ajudada por uma transmissão por veio à roda de trás, uma suspensão de longo curso com bom amortecimento e uma autonomia superior a 400 quilómetros... 

Em 1978, a BMW substituiu a R75/7 pelo novo modelo R80/7, embora algumas R75/7 ainda tenham sido produzidas na Europa durante esse ano.

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