sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Concept Bikes estranhas

Contrariamente ao que seria de supor, nem todas as Concept Bikes têm uma imagem apelativa e interessante.

Em 2005, a 39ª edição do Tokyo Motor Show foi palco de algumas apresentações de novos modelos de motas... digamos... diferentes.

A já Conhecida e controversa DN-01 (especialmente pelas suas formas algo estranhas - parece a frente de um tubarão), foi a proposta da Honda para um veículo de duas rodas onde se misturam diversos conceitos como as scooter, as cruiser e as desportivas, cuja designação corresponde ao primeiro veículo (01) desenvolvido no âmbito do conceito Dream New (DN).


Honda DN-01

Mas para além do seu aspecto no mínimo discutível, este modelo caracteriza-se acima de tudo pela sua facilidade de utilização, através de uma transmissão automática de variação continua, a HFT (Human Friendly Transmission), que é um sistema hidráulico-mecânico de controlo electrónico, com embraiagem hidráulica, que garante a variação da relação entre o motor e a roda traseira de várias formas. Com três modos de utilização, dois automáticos (“Sport” e “Drive”) e um “Manual”, o sistema serve todos os propósitos para uma utilização comum e são capazes de se moldar um pouco às nossas vontades de cada momento.


Transmissão Honda HFT

No capítulo mecânico e para mover os seus 270 kg a cheio mas com baixo centro de gravidade, a DN-01 encontra-se equipada com o conhecido bicilíndrico em “V” de 680cc que serve tanto a Transalp como a Deauville, com o sistema de travagem a beneficiar bastante do combinado Dual-CBS e ABS.


Honda DN-01

Mas a resposta da eterna rival Yamaha não se fez esperar, e no mesmo evento sob o lema "The Art of Engineering" foi apresentado o protótipo Gen-Ryu.


Yamaha Gen-Ryu

Não tão conhecida como a Honda DN-01, que posteriormente passou a ser comercializada junto do grande público, o conceito da Gen-Ryu é a proposta da Yamaha para um veículo híbrido de alta performance, conjugando igualmente os conceitos de uma scooter com boa capacidade de carga e de uma mota de fácil utilização, garantindo um comportamento semelhante a uma mota da classe das 1000cc.


Yamaha Gen-Ryu

Igualmente estranha e baseada nos conceitos "Genesis" e no novo "G.E.N.I.C.H.", a Gen-Ryu combina a leveza, o compacto motor de 600cc da YZF-R6 e a sua potência, com um motor eléctrico de alta eficiência. Tal como o sistema H.M.I. (Human Machine Interface) da Yamaha, Utiliza diversos sistemas electrónicos de controlo das mais variadas situações através do ASV (Advanced Safety Vehicle), com funções de segurança preventiva e funções inteligentes para aumentar o conforto de condução.

Mas ainda não satisfeita com as linhas da Gen-Ryu, a Yamaha foi mais longe e apresentou como proposta para um novo tipo de cruiser denominada "weekend leisure cruiser", a ainda mais esquisita MAXAM 3000.


Yamaha MAXAM 3000

Construída com base na plataforma longa e baixa da cruiser MAXAM, este modelo personifica um estilo completamente novo, tipo pick-up, incidindo especialmente na capacidade de carga do compartimento debaixo do assento.


Yamaha MAXAM 3000

Para além do grande alargamento sofrido na frente e na traseira, os toques especiais dados pela abundante utilização de cromados e pelo assento em pele genuína dão uma verdadeira sensação de qualidade que não se vê habitualmente numa grande scooter (a designação 3000 deste modelo refere-se aos seus 3000 mm de comprimento!).


Yamaha MAXAM 3000

Agora o cúmulo da estranheza é ir ao Cabo da Roca num Domingo de manhã e dar de caras com uma DN-01... equipada com Top Case e um ecrã turístico!



É caso para dizer: "Aquela mota fica mesmo mal naquele Top Case".

Gostos estranhos... muito estranhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário